Sema firma parceria com Polícia Rodoviária no combate ao RCC

Grupo fiscalizará veículos que transitam nas rodovias e Via Expressa Sul

9/3/2018

Foto Indisponivel

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande ganhou um reforço de peso no combate e fiscalização dos resíduos da construção civil (RCC). Isso porque, a partir deste mês, a Sema passa a contar com o apoio de policiais militares do pelotão rodoviário nas ações de fiscalização sobre o transporte de RCC. Os policiais ficarão incumbidos de verificar os veículos transportadores que transitarem nos eixos de interligação entre municípios, ou seja, rodovias dos Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, bem como a Via Expressa Sul.

A parceria firmada entre a Sema e a Polícia Militar Rodoviária completará as possibilidades de fiscalização dos agentes estaduais. Os policiais receberão equipamentos capazes de acessar o Sistema de Gestão de RCC em Praia Grande, o software Coletas Online, através do qual a pasta municipal realiza o rastreio dos resíduos gerados no Município.

De acordo com o capitão PM Marcos da Silva Negrinho, Comandante da 2º Cia do 1º Batalhão da Polícia Rodoviária, o grupo já realiza a fiscalização relacionada ao transporte de resíduos sólidos perigosos. “A partir de agora, contaremos com ferramentas tecnológicas para consulta de informações sobre o transporte de RCCs gerados em Praia Grande. Assim potencializaremos a fiscalização na região, auxiliando na preservação do Meio Ambiente”.

Atualmente, a Secretaria de Meio Ambiente tem o apoio do grupamento ambiental da GCM de Praia Grande, que fiscaliza e protege rotas e áreas de preservação permanente. Na pasta municipal existe ainda o trabalho realizado pelos fiscais que acompanham todos os processos de descarte irregular de resíduos, autuando desde os geradores, quanto ao seu trato e transporte até sua disposição final nas áreas receptoras.

Para o coordenador da Fiscalização de RCC da Sema, Luciano Mola, um dos objetivos da parceria diz respeito a ampliar o campo de fiscalização no intuito de reduzir o número de descartes irregulares que causem danos ambientais em toda a Região. “Queremos rastrear os resíduos transportados entre as cidades vizinhas e Praia Grande, permitindo constatar a autenticidade dos Certificados de Transporte de Resíduos (CTR) emitidos pelas empresas transportadoras da região, coibindo assim o descarte em áreas não autorizadas”.

Em 2017, segundo Mola, o setor fiscalizou mais de 300 veículos, onde foram lavradas31 autuações relacionadas ao transporte de RCC em PraiaGrande, além da apreensão de 19 automóveis infratores.