‘Fábrica de Soluções’ desburocratiza reuniões e traz novo conceito para desenvolver projetos

Sala conceitual adotou ferramentas não convencionais para dinamizar encontros

15/3/2018

“Construir qualidade”, “eliminar desperdício”, “indivíduos e interações”, “priorizar comunicação face a face”, “responder a mudanças”, “um coletivo de pessoas gera um coletivo de idéias”, “pensar juntos, para pensar além”. Expressões que estão registradas na cor branca em uma parede azul marinho, localizada ao fundo de um ambiente de 5,5m x 5m. As palavras representam valores desenvolvidos em projetos discutidos naquele local.

Mas não são reuniões convencionais. As conversas ocorrem em um espaço com objetos como spinner, cubo mágico, pote de bala, lousas, projetor de slides, puffs coloridos e duas mesas ao centro. Trata-se da ‘Fábrica de Soluções’, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura de Praia Grande, localizada na Avenida Ministro Marco Freire, 6650, Nova Mirim.

“O objetivo é envolver vários tipos de pessoas. Ninguém gosta de reunião. Muitas vezes são chatas e cansativas. Quando desenvolvemos um projeto, temos o contato constante com o cliente e temos que fazer reuniões. Por conta disso, pensamos em uma forma de como poderíamos engajar o cliente e torná-lo mais participativo. E foi assim que surgiu a Fábrica de Soluções”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia e Modernização da Informação da Seplan, Leandro Fernandes Sanches, que desenvolveu o conceito após ter contato com o Instituto Tellus, uma organização de inovação e design de serviços públicos.

“Conseguimos fazer com que as pessoas quisessem participar das reuniões. Os elementos que colocamos dentro da sala quebram o caráter de reunião e propiciam que as pessoas tenham mais criatividade”, conta Sanches.

Nessa quarta-feira (14), a Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) organizou uma reunião com representantes da região. A dinâmica, que teve a proposta de resolver problemas da implementação do geoprocessamento nos municípios, agradou os convidados.

“Praia Grande tem sido pioneira com essa idéia de desenvolver o pensamento dessa forma. Na questão metropolitana, pensamos nesse ambiente da sala para os gestores ficarem mais à vontade. Ela permite que as reuniões fujam daquele padrão convencional. As pessoas se sentem como estivessem em casa, na sua sala de estar", afirma Marco Aurélio de Almeida Quedinho, coordenador da Câmara Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação.