Carreta da CPFL conscientiza alunos e comunidade sobre consumo de energia

Veículo ficou estacionado, sábado e domingo (17 e 18), no Jair Rodrigues

19/3/2018

“Até então, eu tomava banho muito demorado. Coitada da minha mãe. Agora eu sei quanto desperdicei em energia e água”. O discurso natural e surpreso da jovem Rayssa Monteiro Costa, 12 anos, da EM Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Bairro Melvi), ocorreu após passagem pela carreta CPFL Piratininga nas Escolas e o Túnel do Conhecimento. Os dois equipamentos ficaram disponíveis à visitação, sábado e domingo (17 e 18), no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues (Quietude).

A vinda da carreta a Praia Grande foi graças ao projeto CPFL Piratininga nas Escolas que ocorre em solo praia-grandensedesde o início do segundo semestre de 2017. A ação realizada no último final de semana marca o encerramento da passagem do projeto pela Cidade, que contou com a participação de dez escolas da rede municipal de ensino.

Durante a visita, alunos e comunidade eram convidados a conhecer o interior da carreta totalmente equipada. Já dentro do veículo, no primeiro espaço um vídeo explicava o caminho percorrido pela energia, desde a hidrelétrica até chegar às residências. Em um segundo cômodo era a vez de outro filme abordar sobre o uso racional e consciente da eletricidade e quais prejuízos que a utilização excessiva traz.

A aluna Nicoly Lima Martins, 12 anos, da EM Governador Orestes Quércia (Bairro Mirim) fez questão de conhecer a carreta de perto. “Essa visita permitiu a gente ver na prática o que já tínhamos aprendido na escola. Hoje pudemos aprofundar mais e entender melhor o porquê do uso consciente da energia elétrica. Precisamos agir agora pensando, não apenas no nosso futuro, mas das gerações que estão por vir também”.

Além da carreta, os visitantes passavam ainda pelo Túnel do Conhecimento. Uma vez nele, alunos e comunidade tinham contato direto com diferentes geradores de eletricidade, além de verem maquetes de usinas hidrelétricas e de modelos de energia renovável, como a eólica e a solar. “Hoje, os alunos conseguiram contextualizar tudo que trabalhamos em sala de aula”, destacou a professora Sandra Regina Silvério de Oliveira, da EM Cidade da Criança (Bairro Cidade da Criança), concordando com a aluna Nicoly Martins.

“Eles estavam ansiosos para vir conhecer a carreta. E o mais bacana foi perceber os alunos interessados nas explicações dos monitores, atentos aos detalhes sobre a evolução das lâmpadas, qual modelo economiza mais e, assim, consequentemente”, completou a docente. “Com certeza, projetos como esses fazem com que nossos alunos sejam, no futuro, cidadãos diferentes e bem mais conscientes”.

Responsável pela passagem da Carreta CPFL Piratininga nas Escolas, Fábio Alves Coutinho, supervisor operacional do projeto, parabenizou o Município pelo trabalho desenvolvido nas unidades de ensino, bem como, por toda estrutura oferecida para que a atividade no Pavilhão Jair Rodrigues ocorresse. “O objetivo de disseminar as informações da melhor maneira possível para alunos e comunidade foi alcançado com êxito. A Cidade como um todo foi bem receptiva, proporcionando para nós o que havia de melhor para realizarmos um evento de sucesso”.

CPFL nas Escolas – O projeto teve como objetivo capacitar educadores de escolas públicas municipais e estaduais, para disseminar conceitos básicos de uso inteligente e seguro da energia elétrica. Por meio de ações lúdicas e interativas, contribuindo para a mudança de hábitos e comportamentos de crianças e adolescentes, assim como, da comunidade local.Além de Praia Grande, o projeto atende escolas das redes municipal e estadual de outras 14 cidades dentro da área de concessão da CPFL Piratininga.

Em Praia Grande, as dez escolas que participaram do projeto foram as EMs: Antônio Peres Ferreira, Joaquim Alberto Ferreira Mourão,Vila Mirim, Profº Fued Temer, Cidade da Criança, Governador Orestes Quércia, Governador Mário Covas, Sebastião Tavares de Oliveira, Profª Maria de Lourdes Santos e Prof.ª Maria Nilza da Silva Romão.