Ação pedagógica: alunos aprendem na prática sobre sustentabilidade

Revitalização de horta e bazar de recicláveis são alguns destaques do projeto

21/3/2018

Criar ações para a preservação da água e do Meio Ambiente e sensibilizar alunos e toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de um novo olhar para o Planeta Terra. Este é o objetivo do projeto “Sustentabilidade não é uma questão de consciência, é uma questão de sobrevivência”, desenvolvido com os 150 alunos da escola municipal de complementação educacional Fausto Amaral, no Canto do Forte. O projeto pedagógico inclui diversas atividades práticas, como a realização de um bazar de produtos recicláveis e a revitalização da horta escolar, entre outras ações.

De acordo com a professora Viviane Pereira Fernandes, autora do projeto, a ideia surgiu a partir da observação dos próprios alunos quanto aos maus hábitos – deles e de outras pessoas – no descarte do lixo, no uso da água e no cuidado com o meio em que vivem. “Resolvemos que era a hora de planejar uma ação que trabalhasse a sustentabilidade, uma questão tão urgente e importante nos dias atuais, onde a cultura do consumismo e o desperdício tomam conta do nosso mundo, iludindo as crianças e levando-as a crer que sempre necessitam de algo mais para viver”, afirmou a professora.

Um dos destaques foi a revitalização da horta escolar. Para isso, os alunos realizaram o plantio de cenoura, manjericão, alecrim, boldo, gervão e algumas frutas, como tangerina e mamão. Também plantaram um pé de Ipê. “Foram eles próprios que trouxeram as mudas das ervas e sementes das frutas para plantar. Inclusive já colhemos a primeira cenoura”, comemorou a professora, acrescentando. “São os estudantes, também, que realizam a manutenção da horta, regando, tirando as folhas caídas, varrendo ao redor do canteiro. Para isso, é feita uma escala e as turmas se revezam entre si nos cuidados”, explicou Viviane.

Outra atividade que ganhou a atenção dos alunos e da comunidade foi a realização de um bazar de produtos recicláveis. “Houve um envolvimento muito grande de alunos e suas famílias, que enviaram muitos potes de vidro e de plástico e outros materiais, que foram reciclados nas aulas de artes e vendidos no bazar. O valor arrecadado com a venda dos produtos foi revertido em benefício para as próprias salas de aula, inclusive ajudou na compra de uma mesa de pebolim para os alunos”, explicou a professora Carla Nogueira, que é co-autora do projeto (assim como o professor Roberto Belini).

Gincana com a participação da comunidade sobre o uso racional da água, apresentação teatral, produção de textos e paródias, confecção de panfletos de conscientização e limpeza do entorno da escola também fazem parte do projeto, que foi realizado no ano passado e está sendo desenvolvido novamente este ano. No último ano, também foi incorporado ao projeto a participação dos estudantes em concursos culturais relacionados ao tema, como o Ecoviver, o Concurso Literário de Praia Grande e o concurso de desenho e vídeo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. “Como eles já estavam engajados no assunto, tiveram mais facilidade na criação das ações para participar dos concursos”, explicou a professora Carla, que aproveitou para agradecer o apoio da direção escolar. “Sem a parceria, confiança e apoio da direção, o projeto não teria sido o sucesso que foi”.

A professora Viviane ressalta que os resultados são notáveis e valeram a pena. “Todas estas ações despertaram nos alunos a responsabilidade ambiental e propagaram na comunidade atitudes sustentáveis, acolhendo e estreitando laços entre os pilares escola, aluno e família, além de despertar o prazer em frequentar a escola”.

A aluna Lauryn Maria de Pontes, de 9 anos, conta o que aprendeu. “Não devemos desperdiçar a água tomando banhos longos ou deixando a torneira aberta quando escovamos os dentes. Também devemos cuidar das plantas, pois elas nos ajudam a ter um ar mais puro. Também é importante reciclar materiais como pneus e garrafas”. A estudante Larissa Nascimento, também de 9 anos, acrescentou. “Cuidando da natureza, vamos deixar o mundo mais bonito, sem sujeira espalhada”.

Concurso – O projeto “Sustentabilidade não é uma questão de consciência, é uma questão de sobrevivência” está entre os 20 trabalhos inscritos na 4ª edição do Troféu Prêmio Professor e que foram selecionados para serem apresentados durante a 8ª Jornada Pedagógica, que ocorre nos dias 27 e 28 de março. Na ocasião, os docentes compartilharão suas práticas pedagógicas de sucesso em oficinas assistidas por colegas de profissão. Os três melhores votados conquistam a premiação do concurso cultural.