População aprova o programa Ação Integrada

O projeto aproxima a população dos serviços públicos

22/3/2018

Com mais de 27 unidades de saúde, oito academias de saúde, um centro de especialidades médicas, três unidades de pronto atendimento, um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entre outras unidades e programas, a Cidade oferece uma ampla estrutura aos seus moradores. E, por isso na tarde de quarta-feira (21), mais de 20 moradores do Loteamento Vila São Jorge, no Bairro Antártica, compareceram na Secretaria de Saúde Pública, no Bairro Mirim, para debater sobre a saúde pública municipal.

O encontro faz parte do programa Ação Integrado, intermediado pela Subsecretaria de Ações de Cidadania, e ocorreu na sede da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), no Bairro Mirim. O subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, conversou com os moradores explicando o objetivo da reunião.

“O programa foi implantado em 2013 e é uma forma de aproximar a população de Administração Municipal, apresentando o funcionamento das secretarias e compartilhando ideias, sugestões e reivindicações da população”, explicou Tico.

Atentos, os moradores ouviram o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, apresentar a estrutura e funcionamento da pasta, que muitas vezes tem o trabalho interligado com outras secretarias. “Os profissionais da área da Saúde buscam soluções para evitar doenças na população. O médico de saúde da família não apenas medica, mas procura saber a causa da doença a fim de evitá-la.”

A população ficou muito satisfeita com a reunião. Foi o caso da representante da Sociedade de Melhoramentos do Bairro Vila São Jorge, Neusa Soares do Nascimento. “É muito importante o formato desta reunião que é a divisão por bairros e tema. Assim, cada comunidade pode ser ouvida”.

O pintor aposentado, Mario Torres, não poupou elogios aos funcionários da Unidade de Saúde da Família (Usafa) São Jorge. “Eu adorei a reunião, foi muito boa. Não posso deixar de elogiar os funcionários da Usafa São Jorge, eles atendem muito bem, pena que nem todos os moradores os tratam bem. A população do bairro deve tratar melhor os funcionários da saúde, principalmente os que trabalham na recepção, porque eles estão ali para atender toda a comunidade.”

Até o final do ano ocorrerão novas reuniões com o tema saúde e trânsito. Confira o calendário do Ação Integrada (sujeito a alterações):

28/03 às 15 h reunião com os moradores do Bairro Anhanguera sobre Trânsito na Cidade;
18/04 às 15 h reunião com os moradores do Bairro Nova Mirim sobre Saúde Pública Municipal;
25/04 às 15 h reunião com os moradores do Bairro Vila Sônia sobre o Trânsito na Cidade;
23/05 às 15 horas reunião os com moradores do Bairro Glória sobre a Saúde Pública Municipal;
30/05 às 15 horas reunião com os moradores do Bairro Melvi sobre o Transito na Cidade;
20/06 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Maracanã sobre a Saúde Pública Municipal;
27/06 às 15 horas reunião com os moradores do Bairro Forte sobre o Trânsito no Município;
18/07 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Quietude sobre a Saúde Pública Municipal;
25/07 às 15 horas reunião com os moradores do Bairro Quietude sobre o Trânsito na Cidade;
22/08 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Esmeralda sobre a Saúde Publica Municipal;
29/08 às 15 horas reunião com os moradores do Bairro Esmeralda sobre o Trânsito na Cidade;
19/09 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Vila Sônia sobre a Saúde Pública do Município;
26/09 às 15 horas reunião com os moradores do Bairro Sítio do Campo sobre o Trânsito na Cidade;
24/10 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Ocian sobre a Saúde Pública Municipal;
31/10 às 15 horas encontro com os moradores do Bairro Aviação sobre o Trânsito na Cidade;
21/11 às 15 horas reunião com moradores do Bairro Melvi sobre a Saúde Pública Municipal;
28/11 às 15 horas encontro com os moradores do Ribeirópolis sobre o Trânsito na Cidade;