Palestras destacam importância do professor na formação de futuras gerações

Cerca de 1550 docentes participaram do primeiro dia da Jornada Pedagógica

28/3/2018

O primeiro dia de atividades da 8ª Jornada Pedagógico reservou aos cerca de 1550 professores momentos de reflexão, descontração e muito aprendizado. Nesta terça-feira (27), abertura do evento, o Auditório Jornalista Roberto Marinho (Bairro Mirim) e a Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários (Guilhermina) foram os palcos escolhidos. Divididos seis turmas, os docentes assistiram às palestras que abordaram sobre como se comportam os alunos atualmente, as dificuldades da profissão e a necessidade de sempre inovar.

Cada polo contou com três sessões. Em duas delas, no Auditório Roberto Marinho, o professor doutor Renato Casagrande, especialista em recursos humanos, gestão educacional e coaching abordou os docentes da rede contando a trajetória dele como professor. Com três décadas de carreira, o palestrante afirmou que várias vezes pensou em mudar de ramo, mas o prazer pelo ensinar nunca permitiu que ele abandonasse a sala de aula.

Em duas horas de bate papo, Casagrande destacou a importância do professor para sociedade. De acordo com o palestrante, os docentes precisam entender que os alunos de hoje em dia são bem diferentes daqueles de 20 anos atrás. Nomeada 4.0, a geração atual não se contenta mais com aquela modelo de aula monótona onde os estudantes tinham que simplesmente copiar o conteúdo da lousa.

Casagrande apontou a necessidade dos docentes se reinventarem e enfrentarem as adversidades da rotina de sala de aula, sabendo que só eles podem fazer a diferença ao auxiliar a formação de cidadãos conscientes. Assistente de direção na EM Governador Franco Montoro, Maristela de Almeida, acompanhou a explanação do palestrante. Ao final, a docente afirmou que a palestra auxiliou a renovar as energias.

“Pude participar de todas as edições da Jornada Pedagógica. Trata-se de um momento importante, pois sempre aprendemos algo novo”, destacou a assistente de direção. “E a palestra do Casagrande (Renato) foi uma massagem para o nosso ego. Tenho 31 anos de magistério e hoje saio daqui revigorada. Precisamos entender qual nosso papel na sociedade como professor. Assim como ele disse, só conseguiremos um futuro melhor para os nossos jovens por meio da educação”.

Outro local – Assim como ocorreu no Auditório Roberto Marinho, a Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários também recebeu três palestras. Na primeira sessão, a escritora e consultora educacional Terezinha Azerêdo Rios conversou com os professores sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelos docentes ao exercer da função.

Durante o bate-papo, Terezinha Rios parabenizou a iniciativa da Secretaria de Educação ao realizar o Prêmio Professor – Práticas Pedagógicas de Sucesso. “Estou sabendo que participarão de oficinas que serão ministradas por colegas da rede. É fundamental para o professor sentir-se valorizado, além do fato de poderem compartilhar entre si práticas pedagógicas realizadas no mesmo ambiente em que vocês trabalham”.

As outras duas palestras do polo no Bairro Guilhermina ficaram a cargo do psicólogo e professor de matemática Marcos Meier. Nos dois contatos com os docentes, Meier debateu sobre a aprendizagem significativa e a função do profissional da educação a frente dessa missão. Entre os pontos destacados, o palestrante apontou a necessidade da interação com os alunos em sala de aula. Outro aspecto abordado foi a importância do professor fazer a diferença na rotina escolar dos alunos.

O psicólogo destacou o envolvimento dos docentes da rede durante a palestra. “Fiquei impressionado com a qualidade dos professores. Ao longo do bate papo, com o tipo de pergunta que faço, a plateia respondia de forma correta e imediata. Ou seja, mostra que os profissionais estão antenados e atualizados. É muito rico isso de saber que Praia Grande está de parabéns pela equipe, realmente, maravilhosa que tem de professores”, felicitou.

“O Brasil tem mais de 5.500 municípios. Não dá 10% o número de cidades que investem em formação continuada dos seus professores”, evidenciou Meier. “Mas o que a gente sabe que dá resultado em sala de aula ações como essa da Jornada Pedagógica. Quando investimos em palestra e cursos, consequentemente, fazemos com que o docente renove o seu conteúdo. Esse é o grande segredo para o aprimoramento da qualidade da educação e Praia Grande está de parabéns”.

Para a secretária de Educação Nanci Solano Tavares de Almeida esse momento de capacitação se torna fundamental, principalmente, para o aluno. “A Jornada Pedagógica é um momento impar que nós educadores temos para refletir as ações dentro da sala de aula. Como diz Fernando Pessoa, ‘precisamos estar abertos às eternas novidades do mundo’ e as palestras nos permitem justamente renovar esse conhecimento”.