Unidade de acolhimento do Bairro Sítio do Campo é inaugurada

Local segue diretrizes de novo modelo de atendimento a crianças e adolescentes

6/4/2018

Nesta sexta-feira (6), foi entregue em Praia Grande a segunda das quatro unidades previstas para este ano do novo Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes. Os equipamentos têm como objetivo oferecer às crianças acolhidas uma realidade mais familiar. A casa é preparada para reproduzir o ambiente de uma moradia comum à maioria das famílias com diversos espaços iguais aos de qualquer residência.

A entrega faz parte da primeira etapa do processo de reordenamento das unidades que acolhem crianças e adolescentes no Município. A nova residência no Bairro Sítio do Campo, onde os jovens acolhidos vão morar, conta com cinco quartos mobiliados, banheiros masculino e feminino, cozinha, sala de estar e área de recreação. Nestes espaços, as crianças e adolescentes poderão brincar, realizar refeições, estudar e até participar da rotina da casa de forma colaborativa.

O novo modelo segue as diretrizes do Governo Federal e promete fazer diferença na vida das crianças e de suas famílias. A área administrativa da residência é separada fisicamente da rotina e uma equipe técnica composta por assistente social e psicólogo, além de outros funcionários vai cuidar do atendimento das crianças e adolescentes.

O promotor da Vara da Infância e Juventude de Praia Grande, Carlos Cabral Cabrera, participou da entrega e destacou a importância do serviço e da colaboração da comunidade para o sucesso do projeto. “Estas crianças precisam de novas oportunidades, precisam de carinho e de pessoas que gostem delas. Peço encarecidamente à comunidade local que receba estes jovens com muito carinho. Aqui será a nova casa deles”.

Segundo a secretária de Assistência Social (Seas) de Praia Grande, o novo modelo vai permitir que o trabalho nas instituições de acolhimento tenha mais foco na realidade da criança. “Seria muito bom se chegássemos a não precisar mais deste serviço, mas enquanto essa realidade não chega, precisamos dar a essas crianças a mesma oportunidade que temos para que possam se desenvolver de forma independente e com segurança”.

O prefeito de Praia Grande participou da entrega e aproveitou o momento para pedir uma reflexão das pessoas da importância de se oportunizar experiências positivas que esses jovens possam levar para toda a vida. “Conhecemos a história de jovens que cresceram dentro do nosso serviço de acolhimento e se tornaram pessoas dignas como todo cidadão deveria ser. Essa experiência deve ser mais humanizada, com carinho e a dedicação que esses jovens merecem”.

A terceira unidade deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano e a quarta até dezembro.

Diretrizes – Até o final deste ano, todos os municípios do País têm por obrigação adequar suas instituições de acolhimento às diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Entre outras mudanças, as instituições não deverão mais atender grandes concentrações de jovens no mesmo espaço, sendo necessária a criação de novas instituições de acolhimento.

As crianças e adolescentes só são direcionadas às instituições de acolhimento em casos extremos, quando têm seus direitos violados. Em todas as situações há o conhecimento e autorização da Vara da Infância e Juventude e também do Conselho Tutelar do Município.