Praia Grande se prepara para certificação do Município Verde Azul

Sema organizou reunião com outras secretarias para debater o tema

9/4/2018

Praia Grande se prepara para conquistar a certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA). Para detalhar quais ações que a Prefeitura terá que adotar nos próximos dias, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Cidade reuniu as pastas municipais envolvidas. O encontro ocorreu na ultima sexta-feira (6), na sala de reunião do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), no Paço Municipal.

Para tratar do assunto, a Sema contou com a presença da representante do PMVA e gestora da APA Marinha Litoral Centro, Maria de Carvalho Tereza Canza. “Reunimos os representantes de cada secretaria envolvida para que pudessem obter as informações diretamente da fonte. Agora, podem ver dentro das ações já desenvolvidas pelas pastas municipais em quais diretivas elas se encaixam”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Entre as mudanças apresentadas para este ano, estão duas certificações, em junho e dezembro, onde os municípios devem atingir pontuações mínimas de 40 e 80 pontos, respectivamente. O bom funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema) e o trabalho de conscientização e educação ambiental feito pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação (Seduc), são algumas das ações que já credenciam a Cidade a conquistar parte dessa pontuação.

Além da Sema, participaram da reunião as demais secretarias: de Governo (Segov), Obras Públicas (Seop), Administração (Sead), Educação (Seduc), Transito (Setran), Transporte (Setransp), Assistência Social (Seas), Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e Serviços Urbanos (Sesurb). “Precisamos unir forças e começar a pensar em quais ações podemos colocar em prática ou se encaixam no programa. Para isso, pedirei que cada secretaria aponte um interlocutor para que possamos tratar diretamente sobre o Município Verde Azul”, pontuou o secretário.

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa
Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente. A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. No final cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.