Caratecas disputam Arnold Classic Brasil

Atletas da Cidade disputam evento internacional

18/4/2018

De sexta-feira a domingo (20 a 22), a partir das 9h30, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, o Ibirapuera, em São Paulo, na Capital, atletas de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) disputam o torneio de caratê do Campeonato Aberto Internacional Arnold Classic Brasil (Open International Karatê Championship) - Festival Esportivo da América do Sul (Sports Festival South America), evento chancelado pela Confederação Pan-Americana (CPK) e que conta pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira (CBK).

Ocorrem torneios de katá (exibição de movimentos) e kumitê (luta), nas categorias sub-12 (10 e 11), sub-14 (12 e 13), cadete (14 e 15), junior (16 e 17), sênior (18 a 31), master A (32 a 35), B (36 a 39), C (40 a 43), D (44 a 46), E (47 a 49), F (50 a 55) e G (mais de 56); e caratê paraolímpico. Existe também divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

Em 2017, a praia-grandense Jéssica Linhares de Paula (Academia Gladiators), categoria sub-21, peso menos de 50 quilos, e Rafaela Beatriz dos Santos Silva (Academia Yamato Dojo), categoria júnior (16 e 17 anos), peso mais de 59 kg, sagraram-se campeãs do Arnold Classic Brasil. Em 2016 e 2014, Jéssica também venceu o evento. Em 2013, Jéssica faturou medalha de bronze e Caroline de Lima ficou em quarto lugar no katá sênior.

Locais - Os caratecas de Praia Grande treinam em cinco academias da Cidade. No Bairro Tupi, a equipe da Academia Gladiators tem comando do sensei Rodrigo Inácio. No Ocian, o grupo da Yamato Dojo é conduzido por Carolina Ramalho. No Samambaia, o time da Kami Dojo possui Ronaldo Rodrigues como mestre. No Boqueirão, o selecionado da Yoshimura Kyokai recebe orientação técnica do mestre Jorge Yoshimura. No Tupi, a turma da Seikan pertence ao técnico Márcio Papi.

Há ainda, treinamentos públicos (gratuitos) disponibilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande, pelo professor Luiz Fernando de Almeida Antunes, faixa preta 3º Dan. As aulas acontecem no Ginásio da SEEL (Avenida Minsitro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry), as terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luiza Lavalle, 180), as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas; e na Pista municipal de Atletismo (Rua José Bonifácio, 400, Bairro Sítio do Campo), as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas.