Equipe da Sema visita estação de tratamento Mambu-Branco da Sabesp

Ação permitiu que a pasta se preparasse para envio dos relatórios para PMVA

19/4/2018

Praia Grande se prepara para encaminhar os relatórios para a primeira etapa do Programa Município Verde Azul (PMVA). Com objetivo de obter mais informações e subsídios para cumprir essa tarefa, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou visita e vistoria técnica à Estação de Tratamento de Água Mambu-Branco (ETA Mambu-Branco), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), em Itanháem.

Responsável pelo abastecimento de água nas cidades de Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e a parte continental de São Vicente, a ETA Mambu-Branco tem capacidade de produzir e encaminhar 1,6 mil litros por segundo pelas 64 adutoras do sistema. No local, o grupo pode observar como funciona o tratamento da água que sai nas torneiras de comércios e residências situadas em solo praia-grandense.

Dividido em cinco etapas, o tratamento inicia-se pelo processo de coagulação da água onde as partículas são aglomeradas para que, aderindo umas às outras, formem flocos. Em seguida, a água segue para o floculador, onde se aumenta o tamanho dos flocos para realização do processo de flocação.

Em continuação ao processo de tratamento da água, o líquido vai para a filtração que acontece em um filtro composto por 1 metro de areia e 40 cm de pedregulhos, eliminando assim os organismos patogênicos. Por fim, realiza-se a última etapa no tanque de contato por meio da desinfecção pela adição de cloro, a fluoretação e a correção do pH com a adição de cal hidratada.

Após a visita à ETA Mambu-Branco o grupo esteve em visita técnica nas instalações da Estação de Pré Condicionamento de Esgoto (EPC 3), também da Sabesp. Localizada no Bairro Caiçara, é uma das três em funcionamento no Município, junto com as unidades situadas nos bairros Tupi e Canto do Forte.

A EPC 3 Caiçara possui capacidade para atender a vazão máxima de 1,40 m3 por segundo, removendo o material sólido e o material flutuante no esgoto. Possui um emissário de 4.000 metros de comprimento, 1,00 metro de diâmetro e 11,0 de profundidade com tubo difusor de 420 metros e 210 orifícios, que lança os efluentes ao mar.

De acordo com a chefe da Seção de Programas Socioambientais da Sema, Mariane Laurentino Ferreira, também interlocutora do Programa Município Verde Azul em Praia Grande, as visitas atenderam a duas diretivas do PMVA. “Além disso, iniciativas como essa permitem que conheçamos na prática todo o processo pelo qual passa o tratamento da água, desde a chegada às residências até a saída e tratamento pelos esgotos”, destacou.