Semáforos na Avenida Costa e Silva são reprogramados

Intenção é melhorar a fluidez de veículos, sem prejudicar travessia de pedestres

15/5/2018

Para garantir mais fluidez viária, sem prejudicar a travessia de pedestres, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) está reprogramando os tempos de verde nos semáforos da Avenida Presidente Costa e Silva, na altura do cruzamento com a Rua Espírito Santo, no Bairro Boqueirão. A intenção é ampliar o tempo de circulação dos veículos na via. As mudanças foram possíveis após testes e estudos que a Setran vem realizando há alguns meses no local e com a mudança de trecho das linhas de ônibus municipais pela Secretaria de Transportes (Setransp), que passaram a seguir pela Rua Mario Tamashiro.

Os trabalhos no trecho foram iniciados na segunda-feira (14), quando as mudanças no tempo foram implantadas. Nesta terça-feira (15), a equipe está monitorando o local, realizando qualquer reajuste que seja necessário. Atualmente, depois das melhorias, foi possível a ampliação total de 20 segundos no ciclo (Costa e Silva, cruzamentos e travessia de pedestres).

Antes das mudanças, técnicos da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego analisaram fatores como o fluxo de carros por minuto, características físicas da via e sincronia com as vias arredores. As ações de melhoria no trecho tiveram início em fevereiro de 2017, quando a sinalização viária no local foi reformulada e o semáforo no local, instalado.

A diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Setran, Michele Rezende de Mesquita, destacou a importância da sinalização semafórica no local. “Antes, além do conflito viário entre os veículos no local ser recorrente, os pedestres que tinham a intenção de atravessar a avenida eram muito prejudicados. Ainda que essencial os equipamentos no local, buscamos sempre melhorar o serviço, atendendo da melhor forma possível toda a população”.