Ciclistas são alvo de ação de fiscalização e conscientização em Praia Grande

Durante os dias 22 e 23 de maio, atividades serão realizadas no Boqueirão e Ocian

21/5/2018

Foto Indisponivel

O mês de maio é marcado com ações em todo o mundo que visam sensibilizar a sociedade sobre o número de vítimas em acidentes de trânsito, o chamado Maio Amarelo. E, em Praia Grande, as atividades seguem nesta terça (22) e quarta-feira (23) com fiscalizações e orientações de ciclistas que passarem pela Avenida Presidente Costa e Silva e Rua Dr. Vicente de Carvalho, nos Bairros Boqueirão e Ocian, respectivamente, pelos agentes da Secretaria de Trânsito (Setran). O trabalho complementa o realizado nas últimas semanas, que oferecia um Bike Check-up gratuito e orientações de segurança viária.

Na ocasião, os agentes de trânsito vão orientar e, em casos extremos, fiscalizar os ciclistas que estiverem em situações irregulares, como trafegar pela contramão ou sobre a calçada, priorizando a conscientização de todos. Os trabalhos serão realizados sempre das 10 às 12 horas.

A diretora da Seção de Educação e Segurança do Trânsito, Elaine Fornazieri, explicou que os ciclistas, assim como os motociclistas, têm uma exposição muito grande no trânsito. “O risco de morte deles é maior que no caso de acidentes envolvendo somente automóveis. Especialmente quando há imprudência por parte destes condutores, por isso ações de conscientização e de fiscalização são tão importantes”.

Além desta ação, o mês de maio está sendo marcado em Praia Grande por diversas atividades de conscientização e fiscalização, visando à segurança viária. Estão sendo realizadas a distribuição de materiais educativos, iluminação temática em vários pontos da Cidade, bike e moto check-up, concurso cultural junto aos estudantes da Cidade, entre outras.

Maio Amarelo – O movimento mundial de conscientização Maio Amarelo teve início em 2014 e a cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. O trabalho segue preceitos da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, criada em 2011 pela ONU, e da Semana Mundial de Segurança do Pedestre.

A ideia da campanha segue a mesma proposta dos bem sucedidos Outubro Rosa e Novembro Azul, quando toda a sociedade se mobiliza para refletir sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.