Porto Aprendiz oferece curso de História Regional aos professores

Iniciativa prepara docentes para mudanças na Base Nacional Comum Curricular

23/5/2018

Aproximadamente 60 educadores da rede municipal de Praia Grande estão realizando o curso História Regional promovido pelo Centro de Memória da Educação do Porto Aprendiz. Com duração de 30 horas, o curso conta com duas turmas que mesclam professores de vários segmentos, além de gestores escolares, como diretores e assistentes técnicos pedagógicos. Cada grupo faz duas aulas por semana, no período noturno. As aulas são ministradas pelos historiadores do Porto Aprendiz, Mônica Rodrigues e Rafael da Silva e Silva.

De acordo com Mônica, que é responsável pelo Centro de Memória da Educação, a iniciativa surgiu para preparar os professores com relação ao que é preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. “A Base foca muito na contextualização da história do aluno, que deve aprender sobre seu bairro, sua cidade, sua região. No entanto, havia uma dificuldade com relação à falta de fontes sobre história local e regional. E nós já tínhamos um trabalho com ênfase na história local. Então decidimos sistematizar toda essa pesquisa, transformando-a em fonte para o professor”, conta ela, acrescentando que o curso aborda desde o período da cultura sambaqui e cultura indígena, passando pelo período pré-colonial, colonial, império, república, até os dias atuais.

Para enriquecer o conteúdo do curso, os historiadores Mônica e Rafael visitaram locais emblemáticos da região para realização de vídeos e fotos que são compartilhados durante as aulas. A partir desse material, também produzirão um documentário com perspectiva pedagógica para que sirva como fonte para os educadores. “Tivemos uma preocupação em extrapolar os limites de Praia Grande, porque não dá pra entender a história local pensando de forma municipal. O processo histórico da região vai além das divisas municipais. Essas visitas a locais históricos foram muito interessantes para compreender melhor o processo de formação do território de Praia Grande”.

A assistente técnica pedagógica Larissa Duarte, que também é historiadora, está fazendo o curso e só tem elogios. “É excelente! Estamos aprendendo aspectos da História Regional que até então nunca havíamos discutido. Está sendo muito enriquecedor, além de ser importante para nos alinhar com a Base”.

A diretora escolar Beatriz dos Reis também ressaltou que as aulas estão sendo muito produtivas. “Estamos adquirindo muitos conhecimentos novos, que nem imaginávamos. Sem contar que os professores demonstram muita propriedade no assunto e uma ótima didática, o que torna as aulas muito atrativas”.