Beto Fantoches leva arte e histórias através de personagens criativos

Artista morador da Cidade dá vida a bonecos e é conhecido internacionalmente

5/6/2018

Foto Indisponivel

Um compromisso com a sociedade através da arte. Essa é a missão que define Roberto Lima Ferreira, mais conhecido como Beto Fantoches. Moradores e turistas de Praia Grande conhecem bem o trabalho de Beto e seus bonecos, que contam histórias e encantam pessoas de todas as idades.

Natural de São Paulo, capital, Beto se apresentava em Praia Grande aos finais de semana, em projetos culturais voltados ao público infantil. Gostou tanto da Cidade que se mudou para cá há 20 anos. "Onde nos reuníamos, as crianças se aglomeravam. Me apaixonei pelo Município e vim fazer minha arte aqui", declara Beto.

O personagem mais famoso do artista é Yaguinho, um boneco baseado no conto de fadas A Bela e a Fera. "O Yaguinho faz muito sucesso desde que foi criado. O objetivo do personagem, que possui um figurino parecido com o da Fera, é fazer com que as pessoas possam olhar mais para o lado positivo uma das outras, deixando o lado negativo de cada um, um pouco de lado. Através das histórias que ele conta, buscamos revelar a beleza oculta dentro de cada um".

Beto Fantoches representa Praia Grande em diversos eventos em todo o país e, recentemente, ganhou o prêmio Baobá, por fortalecer a arte narrativa no Brasil. "Entendo que hoje sou um artista. Muitos bonecos que produzo vão para o exterior e todo esse reconhecimento me deixa muito honrado", conta Beto, que é um dos artesãos mais antigos da Cidade.

Outro personagem do artista que é bem conhecido do público é o garoto Betinho, que conta suas histórias através de uma revista infantil. O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, falou sobre o trabalho de Beto Fantoches e sobre o personagem. "A contação de histórias através do teatro de bonecos faz uma "ponte" entre o lúdico e o real, fazendo com que mensagens positivas sejam passadas às crianças de forma divertida, assim como o Betinho, personagem que lamenta a ausência dos pais até em suas férias escolares, mas que encontra um mundo mágico de aventuras ao passar férias em nossa Cidade".

Dinho continua, parabenizando a determinação do artista. "Conheço o Beto há muito tempo e sei o quanto ele é talentoso. Uma pessoa como ele, envolvida na arte por amor, enche nosso Município de orgulho".

Após 20 anos de carreira e alguns prêmios, Beto Fantoches ainda tem muitos planos. "Acabo de me inscrever para o vestibular do curso de pedagogia, quero continuar a trabalhar com as crianças. Tenho total convicção de que através da arte, mudamos muitas vidas e fazemos a nossa parte na sociedade".