PG lança Concurso Cultural “Evoluir de forma sustentável”

Vencedores terão seus desenhos estampados em muro escolar

6/6/2018

Foto Indisponivel

A Prefeitura lançou ontem (5) o Concurso Cultural “Evoluir de forma sustentável”, que abrangerá a arte do desenho. O lançamento do concurso fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente em Praia Grande. Os desenhos vencedores ilustrarão os muros da EE Abrahão Jacob Lafer, localizada ao lado da praça que está em processo de remodelação na Avenida Guilhermina, que se destacará por ser uma praça sustentável. A exemplo do que realizou com outros muros da cidade – como o da EE Dr. Reynaldo Kuntz Busch e o da entrada do município – a Prefeitura de Praia Grande quer transformar mais esse muro comum em uma verdadeira exposição a céu aberto.

O concurso, organizado pela Secretaria de Educação (Seduc), é destinado a estudantes das redes municipal, estadual e particular, além da comunidade em geral, e terá quatro categorias definidas de acordo com os elementos da natureza (água, terra, ar e fogo). As inscrições serão abertas no dia 18 de junho e vão até o dia 31 de agosto. A Secretaria de Educação também planeja a realização de um workshop para orientar os participantes sobre o tema proposto.

Os candidatos que se inscreverem deverão confeccionar desenhos sobre o tema proposto, que serão avaliados primeiramente por Comissão Julgadora da própria escola (formada por um professor, além do diretor e assistente técnico pedagógico da unidade). Na etapa seguinte, os desenhos pré-selecionados por todas as escolas participantes serão avaliados pela Comissão Julgadora do Concurso Cultural, formada por profissionais da área pedagógica e/ou artística. Os candidatos da Comunidade deverão entregar seus desenhos nas bibliotecas Porto do Saber (Boqueirão e Samambaia) ou na sede da Secretaria da Educação. A Comissão selecionará 40 finalistas, os quais irão para voto popular, que será realizado por meio do portal Cidadão PG.

Sendo assim, o público elegerá os vinte melhores desenhos, dentre os 40 finalistas, que estamparão os painéis no muro da escola. Para ilustrar o muro, os desenhos poderão ser adaptados para o cubismo, estilo artístico que tem como principal característica a geometrização das formas. O resultado final com os nomes dos vencedores está previsto para ser divulgado no dia 12 de novembro. Mais detalhes poderão ser conferidos no regulamento do concurso, que será publicado nos próximos dias no portal Cidadão PG.