Praia Grande participa ativamente do Global GovJam

Iniciativa em grupo permitiu o desenvolvimento de novos serviços públicos

8/6/2018

Foto Indisponivel

Um simples áudio de alguns segundos, sem qualquer idéia concreta para os ouvidos. Foi esse o ponto de partida para 33 cidades espalhadas pelo mundo, que nos dias 6 e 7 de junho participaram ativamente do Global GovJam 2018. O desafio para os envolvidos, incluindo três grupos formados na Prefeitura de Praia Grande, foi desenvolver, a partir desse trecho de áudio, novos serviços públicos inspirados nesse tema compartilhado simultaneamente no mundo inteiro.

A quarta edição da iniciativa reuniu pessoas interessadas em serviços do setor público como servidores públicos, designers, estudantes, acadêmicos, empresários, usuários de serviços, mães, filhos, avós, etc. Em Praia Grande, a Secretaria de Planejamento (Seplan) coordenou as atividades na Fábrica de Soluções, localizada na Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai).

Durante a dinâmica, os participantes foram encorajados a experimentar novas ideias e contatos. Com o desafio em mão, ou melhor, nos ouvidos, os grupos de Praia Grande foram trabalhar e desenvolver ideias, chegando até a fase de prototipação, tudo dentro do prazo do Jam.

“Conseguimos entrar no espírito do GovJam. Fiquei bastante satisfeito com o envolvimento das equipes, a maneira como trabalharam, a possibilidade que tiveram de testar suas idéias junto à impressão da população na rua e retornar com esse feedback para criar seus produtos”, avaliou o diretor do Departamento de Tecnologia e Modernização da Informação da Secretaria de Planejamento (Seplan), Leandro Fernandes Sanches.

A dinâmica de dois dias de duração mexeu com diversos aspectos de cada participante. “Tivemos que explorar bastante a criatividade, interagir com o grupo, com muita tentativa e erro pra chegar numa solução e criarmos um produto”, contou a programadora da Seplan, Luciana Castro Mendez.

Além de Praia Grande, o País foi representado no Global GovJam pelas cidades de Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. “Praia Grande estava em um estágio maduro para ser sede de um GovJam, com um projeto pioneiro na Baixada”, explicou Maurício de Moraes, analista da Coordenadoria da Tecnologia de Informação e Comunicação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo (Cetic), apoiadora da iniciativa em todo o Estado.

O Global GovJam Praia Grande foi organizado em parceria com os nove municípios da Baixada Santista, através da AGEM/CONDESB.