Professores participam de palestra sobre Base Comum Curricular

Evento aconteceu nesta quinta-feira (7), no auditório Roberto Marinho

8/6/2018

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Cerca de 500 professores assistiram, na última quinta-feira (7), palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ministrada pelo consultor pedagógico Douglas Dantas, que é professor e mestre em ensino de Ciências e Matemática. Os docentes participantes atuam na Educação Infantil II e Ensino Fundamental I (1º e 2º ano). O objetivo foi trazer clareza para os diversos itens da Base. A palestra foi oferecida pela editora Somos Educação.

A palestra faz parte de um ciclo de três grandes encontros de professores. O primeiro, realizado ontem, abordou a Educação Infantil e detalhou seus campos de experiência de acordo com a Base. O próximo encontro enfatizará a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e o terceiro terá como foco o período do 1º e 2º ano do Fundamental I. “Segundo a Base, o aluno não precisa sair alfabetizado da Educação Infantil, mas deve sair com habilidades que facilitem sua alfabetização no Ensino Fundamental. Deve, por exemplo, conhecer as letras, ter coordenação motora fina, ter leitura de mundo, entre várias outras habilidades que o deixarão pronto para aprender a ler e escrever no Fundamental”, afirmou o palestrante.

Ele comentou que existe uma diferença curricular grande entre as cidades. “Por isso, o Brasil precisava sim da Base. Ela é o chão, o mínimo que um currículo escolar precisa ter e a partir do qual se constrói o todo. A Base representa 60% do currículo, isso significa que ainda temos 40% de conteúdo para acrescentar, como, por exemplo, saberes relacionado à região”.

A diretora da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores, Marilena Ferreira, ressaltou que o assunto já vem sendo debatido desde fevereiro. “Temos estudado e discutido a Base Curricular por meio das reuniões de HTPC e HTPI, além desses três encontros e de outros momentos realizados, num trabalho de formação continuada”, enfatizou. “Esses momentos de capacitação têm sido muito ricos e produtivos”.

Documento – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.