PG dá recomendações para pinturas de ruas para a Copa do Mundo

Torcedores devem se atentar a detalhes como o tipo de tinta e às regras de trânsito

14/6/2018

Uma das tradições principais durante as Copas do Mundo de Futebol é a pintura temática das ruas pela própria população. São desenhos de bandeiras, faixas e frases de incentivo, tudo enaltecendo o amor ao esporte e à seleção canarinho, que estreará na competição no próximo domingo (17). Mas antes da pintura, os moradores devem estar atentos a detalhes como o tipo de tinta utilizada e o respeito às regras de trânsito para que a brincadeira não vire dor de cabeça.

A arte não pode comprometer a sinalização viária. Por isso, pinturas em avenidas e vias de grande circulação de veículos não são recomendadas. Cobrir total ou parcialmente a sinalização de solo, como faixas de pedestres, faixas seccionadas e demarcações de vagas de estacionamento, são proibidas.

A pintura em cruzamentos viários também não é permitida como explica a diretora da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego da Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran), Michele Rezende de Mesquita. “É um trecho onde o motorista precisa de atenção total, não somente à sinalização de solo e placas, mas também ao fluxo dos veículos. Estas pinturas podem causar distrações e ocasionar em acidentes”.

A Setran destaca também que quadras com lombadas também não devem receber a arte, nem guias com pinturas prévias (como meio-fio em amarelo que delimita áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento). “As pessoas devem, preferencialmente, realizar estas pinturas em meios de quadra e em áreas essencialmente residenciais da Cidade”, completou Mesquita.

A população deve estar atenta também ao tipo de tinta utilizada no trabalho. As pinturas devem ser feitas com materiais à base de água ou cal, que seja de fácil remoção e que sai com o tempo.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/1997), em seu artigo 84, o órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado. Por isso, caso seja verificada a irregularidade, o munícipe terá que retirar a arte do local, arcando com qualquer despesa necessária.

A população pode denunciar caso testemunhe ações irregulares de pintura através da linha gratuita e 24 da Setran, o 0800-7720194.