Fortaleza de Itaipu recebe encontro cultural nesta quarta

Objetivo é divulgar e discutir experiências sobre gestão do patrimônio cultural

30/7/2018

Foto Indisponivel

Nesta quarta-feira (1º), o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) participa, às 9 horas, do X Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército. Cerca de 70 pessoas, entre civis e militares de diversas regiões do país são esperadas para uma visita ao sítio histórico da Fortaleza de Itaipu, conhecendo as três fortificações ativas antigamente no local, fazendo hoje parte do patrimônio cultural e histórico da Organização.

O Encontro tem como tema neste ano a "Gestão Qualificada de Patrimônio Cultural: Memória, Tradição e uso Turístico-Militar". Seus objetivos principais são divulgação e discussão de experiências locais de gestão do patrimônio cultural, apresentar as formas de auxílio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (representada na visita pelo General de Divisão Riyuzo Ikeda), junto as Organizações Militares do país.

Além disso, o evento visa estabelecer diretrizes e padronizar procedimentos na área da cultura, destacando o estreitamento de laços e trocas de experiências com instituições e personalidades no âmbito nacional e internacional.

A Fortaleza de Itaipu - Considerada um dos principais pontos turísticos da Cidade, a construção das instalações teve início em 1902 em um local privilegiado de Praia Grande, onde é possível visualizar toda a entrada da Baía de Santos.

Constituída de três fortes (Jurubatuba, Rego Barros e Duque de Caxias), a Fortaleza alia um encontro com a fauna e flora nativas e a comunidade local, abrindo seu espaço para visitas, atividades culturais e educativas.