Alunos da EM Felipe Avelino doam quase mil peças de roupas para o FSS

Arrecadação fez parte do projeto “Além das Fronteiras Culturais da Copa”

6/8/2018

A Copa do Mundo foi o pano de fundo encontrado pela EM Vereador Felipe Avelino de Moraes (Bairro Caiçara) para realização do projeto “Além das Fronteiras Culturais da Copa”.
Em uma das etapas da gincana os jovens arrecadaram 942 peças de roupas que, na última sexta-feira (3), foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.

O projeto, realizado de abril a julho deste ano, reuniu cerca de 630 alunos. A iniciativa propôs trabalhar com os jovens temas como sustentabilidade, interdisciplinaridade, valorização da diversidade de saberes e vivências culturais conjuntamente com o evento da Copa do Mundo de Futebol de 2018. Para isso, o “Além das Fronteiras Culturais da Copa” foi dividido em três etapas: Gincana (fase em que ocorreu a arrecadação de roupas), Festa Junina e Tarefas de Educação Física.

Na primeira etapa, por meio de sorteio, cada sala de aula representou um país participante da Copa. Durante um mês, a cada semana os jovens tinham de cumprir uma tarefa sustentável onde tiveram de arrecadar: lacres de latas de alumínio; pilhas; roupas, brinquedos e livros; e alimentos não perecíveis.

Na segunda fase, as turmas apresentaram na festa junina uma dança típica do país que representavam. Para finalizar, já na terceira parte do projeto, os professores de educação física realizaram tarefas relacionadas ao futebol.

De acordo com a assistente técnica pedagógica (ATP) da EM Felipe Avelino, Vanessa Mandaj Alvares, o projeto mais uma vez destacou o protagonismo dos alunos. “Trata-se de uma característica das principais da nossa escola. Fazer com que os estudantes desempenham papel de evidência durante a realização das tarefas. Isso já os prepara para a convivência em sociedade, principalmente, neste caso que realizaram também a ação de coleta de roupas hoje doadas ao Fundo Social”.

Frequentemente, as escolas municipais realizam ações de arrecadação de peças para a doação ao FSS. Para a secretária de Educação de Praia Grande, a iniciativa trabalha a questão da solidariedade relacionada à educação. “Nos dias de hoje, precisamos cada vez mais, treinar esse olhar ao próximo. E isso precisa começar dentro da escola, pois ensina aos alunos que tal atitude se faz necessária a todo momento”, enfatizou.

A presidente do FSS de Praia Grande ressaltou a qualidade das peças arrecadadas pelos alunos da EM Felipe Avelino de Moraes. “A gente só tem que enaltecer ao trabalho realizado pela equipe e estudantes da unidade. Fico feliz em ver que as crianças, em prol do próximo, abriram mão de peças de roupas que ainda usariam. Isso mostra que elas entenderam o lema da Campanha Metropolitana do Agasalho que diz ‘Roupa Boa a Gente Doa’”, parabenizou.