Alunos do Porto das Artes apresentam clássico de Monteiro Lobato no Programa Teatro Solidário

Espetáculo O Sítio do Picapau Amarelo foi encenado nesta sexta (10), no PDA

13/8/2018

O Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes (PDA), foi palco do espetáculo “O Sítio do Picapau Amarelo”, um clássico do escritor paulista Monteiro Lobato, que atravessou gerações desde que foi escrito entre os anos de 1920 e 1947. A obra foi representada nesta sexta-feira (10), por 30 alunos da EM Porto das Artes (Boqueirão), no Palácio das Artes (PDA), durante a quinta edição do Programa Teatro Solidário, uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc).

Os ingressos para o espetáculo foram gratuitos. Dois pacotes de fralda geriátrica davam direito a duas entradas. Os itens angariados serão doados para o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande.

A peça mostra como Visconde de Sabugosa e Emília, criados por Pedrinho e Narizinho, com auxílio de Dona Anastácia, ganharam vida. Ainda detalha como a boneca de pano fez para começar a falar.

O processo de adaptação da obra de Monteiro Lobato durou três meses e envolveu, além dos ‘pequenos atores’, os pais dos alunos, na faixa de idade entre 7 e 14 anos. A participação plena teve como resultado um grande resultado.

“Tudo começou quando eu e os alunos fomos até a Biblioteca Porto do Saber e as crianças se interessaram pela obra de Monteiro Lobato. Além da leitura, assistimos vídeos na obra e daí em diante começamos a construir nossa história adaptada. Com tantos alunos envolvidos, resolvemos desenvolver a história em dois ciclos, com personagens ainda crianças e depois mais adultos. Os pais ajudaram em tudo, desde a participação na construção do texto, a ensinar as crianças na leitura, opinar no figurino e maquiagem e na elaboração do cenário”, explica a professora de teatro da escola, Célia Menezes de Souza, idealizadora do programa e diretora do espetáculo.

Porto das Artes – Vinculado ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, o Porto das Artes oferece as atividades do programa SuperEscola Cultural aos alunos de Ensino Fundamental de Praia Grande no horário oposto ao das aulas regulares, com o objetivo de ampliar sua permanência no contexto educacional de forma saudável e atrativa.

Além de manter os estudantes longe das ruas, a iniciativa favorece o desenvolvimento de habilidades, o despertar de talentos e o aprendizado de regras e valores. O SuperEscola Cultural oferece aulas de dança, teatro, violão e musicalização.