Praia Grande inicia tratativas para a criação de Comitê de Segurança Viária

Encontros com representantes do Município e Estado acontecerão bimestralmente

17/8/2018

Foto Indisponivel

Para troca de experiências e informações, além de levantamento de sugestões de ações práticas e planos de trabalho voltados a redução de acidentes envolvendo veículos em geral e pedestres, a Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) iniciou, em agosto, reuniões para a formação de um Comitê Municipal de Segurança Viária. A intenção é que o próximo encontro, que reunirá representantes de diversos setores da Prefeitura e do Estado, aconteça em outubro.

Participaram do encontro as Secretarias Municipais de Educação (Seduc), Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Sema), Transportes (Setransp) e Assuntos de Segurança Pública (Sesap), Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Subsecretaria de Ações de Cidadania, Defesa Civil, Ecovias, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar.

Dentre as ações acertadas durante o primeiro encontro está a necessidade de agendamento de reunião com setores específicos do DER para discutir melhorias efetivas para a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e Via Expressa Sul, locais geridos pelo Estado. Além disso, ficou acertado também junto à Polícia Militar a importância de maior agilidade no envio de informações estatísticas sobre acidentes, com levantamento de vítimas leves e fatais, para o desenvolvimento de ações que visem garantir mais segurança viária.

O secretário de Trânsito de Praia Grande, Marcelo Afonso Prado, organizador do encontro, explicou que uma visão sistêmica e a união de esforços são importantes passos para se conseguir um trânsito mais seguro na Cidade. “Nossa intenção é ouvir e compartilhar experiências e especialidades de cada órgão, colocando em prática as ações integradas necessárias. Durante nossos trabalhos na secretaria sempre buscamos entender questões básicas sobre cada acidente para podermos promover medidas eficientes. Perguntas como ‘o que’, ‘onde’ e ‘por quê’ são algumas coisas que conseguimos apontar através de mapeamentos e levantamentos, o que somaremos aos dados obtidos destes encontros”.

Prado destacou ainda que as ações de segurança viária em Praia Grande são focadas nos chamados 3Es: Engenharia de Tráfego, Esforço Legal (fiscalização) e Educação de Trânsito, e que o abastecimento de informações para execução destes trabalhos contribui diretamente na redução de acidentes possibilitando um diagnóstico e a consequente intervenção necessária. “O Comitê funcionará como um fórum de debate, desencadeando ações sistêmicas e integradas. Nossa intenção é que os encontros aconteçam bimestralmente, período necessário para levantamentos estatísticos e elaborações de diagnósticos”.