Jogos da Maturidade de PG chegam ao fim

Competição movimenta pessoas com mais de 50 anos

27/8/2018

Após 20 dias de competições, chegou ao fim no último sábado (25), na pista municipal de atletismo (Bairro Sítio do Campo), a quinta edição dos Jogos da Maturidade de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer - SEEL e Assistência Social - SEAS). No total, o evento reuniu mais de mil pessoas acima dos 50 anos, de 17 associações, em 13 modalidades.

"É uma honra poder desenvolver e incentivar a prática da atividade física para a população da terceira idade. O poder público de Praia Grande sabe da importância que esta disputa tem na vida de todos", afirmou o secretário de Esporte e Lazer, José Carlos de Souza. "Além da qualidade de vida, é muito significativo para a autoestima e a socialização de cada um. Nós da melhor idade, e me incluo nela, mostramos para filhos e netos que não há idade específica para ganhar medalhas".

Pela primeira vez, os Jogos da Maturidade de Praia Grande não tiveram entidade campeã no geral. Houve apenas vencedoras por modalidades: atletismo e natação (categorias 50 - 50 a 54 anos, 55 - 55 a 59 anos, A – 60 a 64 anos, B – 65 a 69, C – 70 a 74, D – 75 a 59, E – 80 a 84 e F – mais de 85); dança de salão, tênis, tênis de mesa e vôlei (A – 50 a 59, B - 60 a 60 e C – mais de 70); bocha, damas, buraco e truco (carteado), dominó, malha e xadrez (categoria única – mais de 60 anos).

Participaram atletas das equipes da Academia de Saúde A, B e C, Associação dos Amigos (AA) do Jardim Guilhermina, AA do Jardim Real, AA Solidários da Flórida, Associação dos Moradores do Samambaia, Associação da Terceira Idade Solemar, Conviveres dos Bairros Boqueirão, Caiçara, Guilhermina, Ocian, Samambaia, São Jorge, Sítio do Campo, Solemar e Tupi. Outras informações e todos os resultados da competição podem ser obtidas nos boletins oficiais que têm sido publicados no site www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias.

Retrospecto - Em 2017, a disputa aglutinou mais de 400 atletas, de 16 agremiações. Pela primeira vez, a competição não teve campeão geral, apenas por modalidades. Outras informações podem ser obtidas no site http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias, em matéria publicada no dia 3 de maio de 2017, na qual consta a publicação do boletim final.

Em 2016, o evento reuniu mais de 300 desportistas de nove entidades. O selecionado do Conviver do Bairro Caiçara sagrou-se campeão geral com 177 pontos. Na sequência, terminaram os grupos da Associação da Terceira Idade Solemar (ATIS) com 139; Conviver Guilhermina com 104; Associação Amigos do Jardim Real com 103,5; Conviver São Jorge com 91,5; Conviver Boqueirão com 53; Conviver Ocian com 59; Associação dos Amigos do Balneário Marambaia com 18; e Associação Amigos do Jardim Solemar II com 13.

Em 2015, o grupo da Sociedade Amigos da Vila Caiçara (Bairro Caiçara), com 179 pontos, sagrou-se campeão geral da segunda edição dos Jogos da Maturidade. Depois terminaram os times da Associação Amigos do Boqueirão (Boqueirão), com 124; e Associação Amigos do Jardim Real (Real), com 98. Em 2014, o grupo da Associação Amigos do Distrito de Solemar (Bairro Solemar) obteve o título de campeão geral. Na sequência acabaram as equipes do Centro Social de Ação Comunitária do Conjunto Habitacional Recanto do Forte - CESAC/Cohab (Canto do Forte) e Associação Amigos do Jardim Guilhermina (Guilhermina).