Técnicos da Agem apresentam ferramenta para acompanhar as políticas públicas da Região

Trata-se do Sistema de Monitoramento e Avaliação da Baixada Santista

29/8/2018

Técnicos da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) apresentaram na Prefeitura de Praia Grande os detalhes do Sistema de Monitoramento e Avaliação (Sima). A ferramenta, que, de acordo com a Agem, consolida em um único ambiente informações municipais, estaduais e federais, permite aos seus usuários o acompanhamento das políticas públicas regionais, foi exibida essa semana (27).

O sistema está previsto no Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico da Agem, elaborado entre 2011 e 2013, como instrumento para monitoramento dos indicadores da RMBS. Sua criação está em consonância com o Art. 7 da Lei 13089/15 (Estatuto da Metrópole).

O Sima traz a situação da Baixada Santista dentro de eixos estruturantes (Habitação, Mobilidade, Desenvolvimento Econômico, Saneamento e Políticas Sociais). “Este é um sistema que permitirá monitorar o cumprimento das metas estipuladas nos cinco eixos temáticos. Desta forma, toda revisão de planejamento será feita com base nesses dados e será transparente para a população”, explica a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Secretaria de Planejamento (Seplan), Eliana Ferreira.

O cronograma de trabalho do Sima consiste nas seguintes etapas: primeiro contato com entidades municipais, estaduais e outras; envio de ofício e
apresentação das necessidades; formalização das parcerias; reunião
No Condesb; nomeação do gestor da informação em cada entidade treinamento
para uso do Sima; definição da forma e períodos de repasse da informação.

“Estamos na fase de visitar os municípios da Baixada Santista para apresentarmos o programa e o processo a ser desenvolvido. Em seguida, teremos encontros com as secretarias estaduais e as concessionárias, depois com as câmaras temáticas e, por fim, as capacitações. A ideia é seguirmos esse cronograma até o meio do ano que vem”, explica a diretora técnica da Agem, Fernanda Meneghelo.