Técnicos da Prefeitura recebem palestra sobre tecnologia para utilização em obras públicas

Foram detalhados aspectos sobre o Building Information Modeling (BIM)

29/8/2018

Atenta às novas tecnologias, a Prefeitura constantemente recebe a presença de profissionais de empresas ligadas à inovação em projetos, com o intuito de alcançar mais eficiência na elaboração do orçamento de obras. Essa semana, técnicos da Administração receberam profissionais da empresa Autodesk, que explanaram os benefícios do Building Information Modeling (BIM), uma ferramenta que projeta, constrói, e gerenciar edificações que envolve a criação e o uso de modelos 3D inteligentes.

Profissionais de construção reconhecem que o BIM pode reduzir muitos dos desafios dos negócios que são enfrentados, o que permite uma colaboração mais eficaz e fornece uma melhor visão logo no início do projeto e da construção.

“O trabalho que hoje nós desenvolvemos em um mês, com essa ferramenta levaria cinco minutos para ser feito. O tempo que levamos para fazer um desenho nós poderíamos utilizar para pensarmos novas soluções. O BIM nos traria um aprimoramento maior, com a execução de possíveis simulações antes de chegarmos à execução”, explica o subsecretário de Infraestrutura, Átila Csobi.

O Decreto Federal 9.377 de 17 de maio de 2018 instituiu a disseminação do BIM para uso em todas as obras públicas no Brasil com obrigatoriedade a partir de 2021.
“Nosso contato com a Prefeitura de Praia Grande parte de uma análise estratégica da Autodesk e do Governo Federal, visando a disseminação do BIM. Praia Grande é um local importante no desenvolvimento do nosso produto em São Paulo. É importante o secretariado do Município estar atento à essa ferramenta, mas também atingir quem fará esse projeto andar na Prefeitura”, comenta o engenheiro civil da Autodesk, Marcos Harano.