Workshop de essências promete ser opção de renda para final de ano

Meta é levar curso para as unidades do PIC e Cafe

29/8/2018

Essências, álcool e outros materiais podem se transformar em produtos aromáticos para casa de maneira fácil, rápida e barata. Foi o que ensinou a professora de artesanato, Ivanira Teresa Pedroso, no workshop Aromas e Prazeres. A aula especial aconteceu na quarta-feira (29) para frequentadores das Unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe).

O nome do curso tem significado especial. “Aromas” devido à riqueza de opções que podem ser usadas. “Prazeres” pelas sensações que podem trazer, seja no lar em geral, ou na hora do banho.

Durante o workshop os alunos aprenderam a fazer aromatizadores de vareta e em spray, utilizados para odorizar agradavelmente ambientes, aromatizadores para lençóis de cama, sachês para armários e até óleo hidratante e esfoliante para a pele. Com o uso de poucas essências, álcool e óleos essenciais é possível criar todos estes produtos.

“São produtos com qualidade superior, semelhantes às melhores essências vendidas em lojas especializadas. Dá para ficar com um ambiente cheiroso, relaxante e de muito bom gosto”, explicou a professora.

Cerca de 60 pessoas participaram da aula, todas dos programas Sociais da Secretaria de Assistência Social (Seas).

Uma das alunas foi a dona de casa, Eliana Aparecida Simões Cavalcante, que já faz chinelos e flores de E.V.A. para a venda. “Acho essa oportunidade maravilhosa. Dá para aproveitar a técnica e usar nos nossos artesanatos ou ainda produzir para venda”.

De acordo com a responsável pela Divisão de Programas de Geração de Renda da Seas, Iglete Farisco, alguns professores voluntários dos PICs e Cafes também participaram da aula. “A meta é que se tornem multiplicadores da técnica e que possam estar capacitados para repassar o curso nas unidades espalhadas pela Cidade”.

A professora de artesanato, Benedita Conceição dos Santos, ensina a decorar chinelos, mas aproveitou a oportunidade para aprender uma nova técnica e quem sabe se tornar multiplicadora das aulas. “Gostei muito da ideia e achei excelente a chance. Gosto muito de aprender coisas novas”.

Serviço – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são oito unidades instaladas no Município.