Semana da Pátria mobiliza mais de 56 mil alunos da rede municipal

Atividades alusivas à Independência do Brasil encerraram nesta quinta-feira (6)

6/9/2018

Confecção de bandeiras e adereços, apresentação de peças teatrais e desfiles cívicos pela comunidade com presença de fanfarras escolares. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelas 76 escolas municipais durante a Semana da Pátria, em comemoração a Independência do Brasil, celebrada nesta sexta-feira (7). Mais de 56 mil alunos participaram das atividades que iniciaram na segunda (3) e encerram nesta quinta-feira (6).

Os desfiles com a participação da comunidade foram o ponto alto nas comemorações de algumas unidades de ensino. Caso das EMs Vila Mirim, Oswaldo Justo e Governador Orestes Quércia, todas do Bairro Mirim. Juntas, as escolas reuniram os alunos e percorreram as ruas do bairro, passando inclusive em frente ao prédio administrativo da Secretaria de Educação. Em todo o percurso, a fanfarra da EM Orestes Quércia marcava o ritmo dos passos dos estudantes.

Com a responsabilidade de carregar o mastro com a bandeira praia-grandense, a aluna Lara Mel, 15 anos, da EM Orestes Quércia, estava entre os alunos em destaque no desfile. Para a jovem, participar desse momento foi especial. “Faz a gente olhar e lembrar do nosso País. Passa inclusive um sentimento bom, uma energia positiva, por poder vivenciar esse instante com os colegas da escola”, comentou.

Destaque da EM Orestes Quércia, o aluno Bruno Luis Zerbinatto Rosa, 13 anos, foi homenageado durante o desfile. O jovem conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileira de Matemática (Obmep). “Poder participar deste momento é especial. Ainda mais pelo carinho da escola e dos colegas com essa faixa”, agradeceu.

Patriotismo – A EM Sebastião Tavares de Oliveira (Bairro Quietude) também promoveu um desfile nas dependências da unidade. Com a participação da fanfarra, os estudantes entoaram os hinos nacional e da bandeira em atividade realizada nesta quinta-feira (5). Para marcar as comemorações, a escola contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

Os pequenos também foram as ruas mostrar o patriotismo e civismo por nosso País. Caso dos alunos da EM Vila Tupiri (Bairro Tupi). Devidamente paramentadas, as crianças das turmas Infantil I e II no período da manhã percorreram as ruas da comunidade paramentadas com as cores verde e amarela. Pais e responsáveis puderam acompanhar o desfile cívico dos alunos realizado nesta sexta-feira (6).

Para a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, durante a Semana da Pátria, as escolas buscaram “fortalecer e estimular o espírito de civismo em nossos alunos. Isso ao mesmo tempo em que trabalha e amplia a questão do respeito aos símbolos do Brasil, além de desenvolver a compreensão sobre o passado histórico e do significado da data”.