10 anos do Palácio das Artes: programação comemorativa começa nesta segunda-feira

Atividades ocorrem até o dia 15, com entrada gratuita

7/9/2018

Foto Indisponivel

Espetáculos teatrais, oficinas com profissionais renomados, exposições e workshops. De segunda (10) até sábado (15), a programação pelos 10 anos do Palácio das Artes promete agitar Praia Grande e a toda Baixada Santista. O PDA passou a ser um dos maiores complexos culturais da Região não só em sua dimensão (aproximadamente de 6 mil metros quadrados), mas em caráter social ao democratizar e incentivar o acesso à cultura, história e arte do Município.

O prefeito de Praia Grande atualmente e também na época da construção do Palácio das Artes, Alberto Mourão, cita que a convivência ao longo do tempo com a historiadora Graziela Diaz Sterque (homenageada inclusive com o nome do Foyer do Teatro), o poeta Walter Rossi e o maestro Luiz Arruda Paes o fizeram entender um pouco mais sobre a cultura da Cidade. Ele afirma que para popularizá-la as pessoas primeiramente precisavam entender o contexto em que viviam para poder apreciar a arte de forma completa.

Assim, no primeiro momento da criação do PDA, a ideia foi juntar com a questão educacional pelo projeto SuperEscola em que as crianças se sentiriam parte do andamento do processo e seriam o público e os artistas do futuro no complexo. Os números indicam que a estratégia deu certo: no ano passado, por exemplo, 123 mil pessoas estiveram no local. "Talvez as cidades maiores e mais antigas não tiveram esse fluxo de gente. Criamos um projeto cultural não apenas para ser um centro voltado ao profissional, mas para toda a sociedade", completou o administrador municipal.

Visando atender as mais variadas manifestações artísticas, a programação de 10 anos do PDA está diversificada. Na segunda-feira, às 20 horas, a música embalará os presentes no Teatro Serafim Gonzalez. Chorões do Palácio, Camerata de Violões, Banda Show e Coral Municipal estarão no palco para inúmeras canções que devem trazer um mix de sentimentos no público pela variedade de gêneros musicais.

Na terça-feira, data do aniversário, uma vernissage coletiva trará diversas obras ao PDA para relembrar aqueles que contribuíram ao longo dos 10 anos com o complexo cultural. O Museu da Cidade e Galeria Nilton Zanotti abrirão suas portas, às 19 horas, para mostrar suas expografias "Família e Arte" e "Dez Anos do Palácio das Artes", além da exposição com as coleções "Paternidade" e "Mitologia Cristã" do escultor Daniel Leandro Gonzalez, filho do ator Serafim Gonzalez, que dá nome ao Teatro do Palácio das Artes).

Ainda no mesmo dia, um dos maiores sucessos da Cia. de Criação Teatral Palácio das Artes e formado por atores do local, o espetáculo ’Alice Despedaçada’, dirigido por Selma Bosch, será apresentado no Teatro Serafim Gonzalez, às 20h30.

No dia seguinte, as aventuras de Roberval e suas sogras prometem arrancar gargalhadas no palco do Teatro, às 20 horas. Selecionado para dois importantes festivais importantes do país (Rio in Cena e Festival Internacional de Sapucaí), o espetáculo ’As Sogras’ conta a história de um professor esperando a data de sua aposentadoria, mas vê que a vida longe do trabalho pode não ser como ele esperava, quando recebe a visita delas em sua casa.

Prosseguindo com a programação, na quinta-feira, acontece o espetáculo voltado ao público infantil Pés Descalços, promovido pelo Circuito Cultural Paulista, às 16 horas. A apresentação trata da aceitação das diferenças entre as crianças e abordar temas complicados como a solidão e o medo.

Já sexta-feira (14) é dia de bate-papo com o autor do livro "Até que a Morte nos Ampare" Marcos Martinz. Às 17 horas, o escritor falará sobre formas de trazer as inspirações e meios criativos, além de curiosidades sobre a obra. No final do dia, a orquestra do Grupo Pão de Açúcar promete emocionar todos os presentes no Palácio das Artes.

Confira abaixo a relação completa de atividades na semana de comemoração dos 10 anos do Palácio das Artes:
Eventos

10/09 - Segunda-feira
20 horas: Musical 10 Anos: Chorões do Palácio, Camerata de Violões, Banda Show e Coral Municipal (Livre)

11/09 - Terça-feira
19 horas: Vernissage coletiva: exposições ’Família e Arte’, Dez Anos do Palácio das Artes e Mitologia Cristã / Paternidade (Livre)
Flash Mob Corpo Híbrido + Ninno Júnior: Amigos do PDA - 10 anos (Livre)
20h30: Espetáculo teatral Alice Despedaçada (14 anos)

12/09 - Quarta-feira
14 às 20 horas: Exposições "Família e Arte" / Mitologia Cristã / Paternidade / Dez Anos do Palácio das Artes / (Livre)
19 horas: Recital Piano das Artes
20 horas: Espetáculo teatral As Sogras (12 anos)

13/09 - Quinta-feira
14 às 20 horas: Exposições "Família e Arte" / Mitologia Cristã / Paternidade / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
16 horas: Espetáculo teatral Pés Descalços - Circuito Cultural Paulista (Infantil)

14/09 - Sexta-feira
14 às 20 horas: Exposições "Família e Arte" / Mitologia Cristã / Paternidade / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
20 horas: Orquestra Pão de Açúcar (Livre)

15/09 - Sábado
14 às 20 horas: Exposições "Família e Arte" / Mitologia Cristã / Paternidade / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)

Oficinas e Workshops - As atividades de workshops, palestras e oficinas começam também nesta segunda-feira. Destaque no primeiro dia fica para o convidado Cleirton Bandeira, professor de técnica vocal há mais de uma década, que apresentará aos artistas (cantores, atores profissionais e amadores ou interessados) ferramentas para colocação e utilização da voz com qualidade.

Outro tema especial nas oficinas será sobre a arte de produzir instrumentos musicais de cordas de Jeferson Damasceno da Silva na quarta (12). Ele ensinará as fases de construção, nomenclaturas, técnicas, manutenção e reparos dos equipamentos aos interessados acima de 14 anos.

Já sexta-feira (14) é dia de bate-papo com o autor do livro "Até que a Morte nos Ampare" Marcos Martinz. Às 17 horas, o escritor falará sobre formas de trazer as inspirações e meios criativos, além de curiosidades sobre a obra. No final do dia, a orquestra do Grupo Pão de Açúcar promete emocionar todos os presentes no Palácio das Artes.

Confira abaixo informações gerais sobre inscrições e quantidade de vagas:

Com asterisco (*): Inscrições enquanto houver vagas no Núcleo Palácio da Artes. Entrar em contato a partir de segunda-feira (10) pelo telefone 3496-5707.
Sem asterisco: Retirar ingressos meia hora antes ou de acordo com a descritiva do evento. (não há inscrições). Os ingressos serão distribuídos até que as vagas sejam preenchidas.

DIA 10
WORKSHOP : TÉCNICA VOCAL SEM MISTÉRIOS: (*)
Teoria e práticas referentes a recursos utilizados na colocação e utilização da voz com qualidade. Conteúdo distribuído em três dias.
Ministrado por: CLEIRTON BANDEIRA
Público alvo: atores, cantores ou interessados (todos acima de 14 anos)
Data: dias 10, 11 e 12 de setembro, às 17h30
LOTAÇÃO: 50 vagas

OPRESSÃO NOS DIAS ATUAIS EM DISCUSSÃO:
Apresentação de cenas sobre as faces da opressão na atualidade com debate entre atores e público.
Direção SELMA BOSCH
Mediação ALAN QUEIROZ
Público alvo – interessados no tema acima de 14 anos sem limite de idade.
Horário: 14 horas .
Ingressos a partir das 13h30
LOTAÇÃO - 60 pessoas

DIA 11
PERCUTINDO CORPO E ALMA: (*)
Vivência musical com atividades práticas que estimulam a interação e conhecimento da bio-música através do corpo, canto e execução de instrumentos de percussão.
Ministrado por: EMERSON BERTI
Público alvo – TERCEIRA IDADE
Horário: 9 horas
LOTAÇÃO 30 vagas.

MOTIVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL: (*)
Palestra, bate papo e exemplos práticos referente ás dificuldades encontradas ao longo do processo de aprendizagem de um instrumento musical. Com participação especial do grupo de Excelência MPBOSSA com apresentação e relatos de experiências musicais, distribuído em dois dias.
Ministrado por: RODRIGO COELHO
Público Alvo – estudantes de música em geral a partir de 14 anos.
Data: dias 11 e 13, às 10 horas
LOTAÇÃO 20 vagas
OFICINA COMPOSICIONAL: (*) - ESGOTADO
Iniciar e reforçar o estímulo na arte de compor, explanando métodos composicionais através da prática.
Ministrado por: NINNO JUNIOR
Público alvo: interessados na prática da composição musical acima de 14 anos.
Horários: Turma 1 - 14 horas
LOTAÇÃO 20 vagas por turma

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS
Abordagem teórica e prática referente à trajetória musical e sua evolução através dos tempos. Apresentação musical em cada um dos estilos e épocas.
Músicos: TABAJARA CRUZ, LUZIA CORREA VERAGO E MATHEUS PASSOS
Público alvo – músicos e interessados em geral a partir de 14 anos
Data: 11 horas
Ingressos a partir das 10h30
LOTAÇÃO 60 pessoas

DIA 12
OFICINA COMPOSICIONAL: (*)
Iniciar e reforçar o estímulo na arte de compor, explanando métodos composicionais através da prática.
Ministrado por: NINNO JUNIOR
Público alvo: interessados na prática da composição musical acima de 14 anos.
Data: Turma 2 –10 horas
LOTAÇÃO 20 vagas por turma
LUTHERIA – A ARTE DE PRODUZIR INSTRUMENTOS MUSICAIS (cordas) (*)
Desenvolver o conhecimento sobre a arte da Lutheria com um profissional habilitado. Fases de construção do instrumento, nomenclaturas, técnicas, manutenção e reparos.
Ministrado por: JEFERSON DAMASCENO
Público alvo – interessados na temática acima de 14 anos.
Horários: 14 horas
LOTAÇÃO – 40 vagas
ABORDAGEM DIRETA E PALESTRA - ÁLCOOL NA FAMÍLIA:
Apresentação de cena teatral referente aos problemas do abuso do álcool na família, conhecimento de atuação do A.A. na comunidade.
Direção SELMA BOSCH
Público alvo – interessados no tema em geral, acima de 14 anos, sem limite de idade.
Data: 10 horas
Ingressos a partir das 9h30
LOTAÇÃO – 60 pessoas

DIA 13
DEIXA QUE EU CONTO: (*)
Dicas e orientação sobre como contar histórias, transformando este momento em algo especial. Direcionada a pais e responsáveis abordando temas sobre a importância da leitura na infância e do contato direto dos pais nesta ação, relacionando cultura e afetividade.
Misnistrado por: ALAN QUEIROZ
Público alvo – pais e responsáveis interessados nesta proposta.
Horários: Turma1: 11 horas Turma 2: 18 horas (Esgotado)
LOTAÇÃO - 15 vagas por turma
INTERVENÇÃO MUSICAL : MUSICALIZAÇÃO E SONORIDADE:
Oferecer uma abordagem direta com experiência interativa, em grupo, oportunizando às crianças de diversas idades o contato com objetos sonoros e com eles transformar “barulho” em música.
Ministrado por: HENRIQUE ARUAN
Público alvo: destinada especialmente à platéia de Pés Descalços e demais interessados, independente da idade.
Data: 15 horas
Ingressos: a partir das 14 horas
LOTAÇÃO – 40 pessoas (em atividade)
WORKSHOP DE GUITARRA ROCK
Apresentação de música instrumental com ênfase na guitarra rock, destacando as diversas possibilidades do instrumento.
Ministrado por: RODRIGO COELHO
Público alvo – músicos ou interessados no instrumento a partir de 10 anos (desde que acompanhados por responsável)
Data: 17 horas
Ingressos a partir das 16h30
LOTAÇÃO – 50 pessoas

DIA 14
PARES – MÚSICA PARA PAIS E FILHOS (*)
Oferecer uma experiência musical interativa aos pares, possibilitando contato com a iniciação musical e estreitando os laços afetivos através das atividades.
Ministrado por: EMERSON BERTI
Público Alvo: crianças a partir de seis anos de idade ACOMPANHADAS pelo responsável.
Horário – 14 horas
Lotação – 20 PARES
RÍTMICA PERCUSSIVA (*)
Iniciação a leitura rítmica, coordenação, pulsação, percussão corporal e outras abordagens musicais que possibilitem a prática de conjunto com execução em instrumentos de percussão.
Ministrado por: KELY CABRAL
Público Alvo: interessados a partir de 14 anos
Horário: Turma 1 - 10:00h
Turma 2 – 13:00h
LOTAÇÃO – 10 pessoas por turma
BATE PAPO COM O AUTOR: ATÉ QUE A MORTE NOS AMPARE
Bate papo sobre sua experiência como autor com o intuito de trazer as inspirações e meios criativos, além de curiosidades sobre a obra.
Autor: MARCOS MARTINS
Público alvo – interessados em leitura e a obra.
Data: 17 horas
Ingressos a partir das 16h30
LOTAÇÃO – 50 pessoas.