PG adquire novos veículos para transporte de funcionários durante expediente

Minivans estão sendo substituídas por furgões

17/9/2018

Ampliando de 7 para 16 funcionários transportados por viagem, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande visa agilizar o trabalho de manutenção e limpeza da Cidade com a troca de 49 minivans por 24 furgões. Os equipamentos são alugados e as nove primeiras unidades foram entregues oficialmente na manhã desta segunda-feira (17) no Paço Municipal. A intenção é que até o final de setembro todas estejam atuando.

Além da ampliação da capacidade de transporte de funcionários durante o expediente, levando e buscando as equipes durante trabalhos como varrição, capinação, jardinagem, entre outros, os novos veículos ainda vão resultar em economia para a Administração Municipal. As antigas minivans (Fiat Doblò), movidas à gasolina, realizavam em média 7 km/l; já os novos furgões (Sprinter 415 CDI) fazem aproximadamente 12 km por litro de diesel.

Dentre as novidades trazidas pelos furgões está a utilização do sistema biodiesel S-10 (menos poluente), tração traseira, direção escamoteável, banco com altura regulável, airbags, sistemas de ar-condicionado de farol de neblina inteligentes e saídas de emergência nas laterais e no teto.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, disse que desde a inutilização das antigas kombis, a Administração procurava a melhor opção para o transporte dos funcionários. “Esta é uma dinâmica administrativa que pensa no bem comum, na comodidade dos funcionários e na economia do dinheiro público, uma vez que a economia gerada por estes novos veículos será de aproximadamente 65%”.

De acordo com o secretário de serviços urbanos, Katsu Yonamine, atualmente para transportar algumas equipes é necessário fazer duas ou três viagens, algo que será resolvido com os novos furgões. “Além disso, com a redução no número de veículos, teremos motoristas excedentes que serão remanejados pela Secretaria de Administração, beneficiando setores da Prefeitura com defasagem destes profissionais”.

Os primeiros nove veículos serão direcionados para as Divisões de Manutenção da Orla e de Manutenção Ambiental. A previsão é que até o final de setembro todos os setores da Sesurb sejam atendidos pelos equipamentos.