PG deve investir cerca de R$ 4 milhões em exames de média e alta complexidade

Recursos próprios municipais serão utilizados para diminuir as filas de espera

18/9/2018

Com o objetivo de investir cerca de R$ 4 milhões em recursos próprios, a Prefeitura de Praia Grande decidiu não mais aguardar uma solução das esferas estaduais e federais para acabar com as filas de espera de diversos exames médicos. Através da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a Cidade abriu o Edital de Chamamento para Credenciamento de Serviços Técnicos Especializados para a realização de procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, de consultas e de exames de apoio diagnóstico e terapêutico, por meio de unidade móvel.

A Cidade tem como meta realizar milhares de consultas e exames de média e, inclusive, alta complexidade nos próximos meses. A iniciativa busca equacionar uma demanda reprimida e, desta forma, beneficiar milhares de pessoas que aguardam para efetuar esses procedimentos.
Apesar de alguns procedimentos serem de responsabilidade dos governos Estadual e Federal, Praia Grande realizará esses exames com recursos próprios. A estimativa é que sejam realizados 47 mil procedimentos em cerca de 40 mil pacientes.

De acordo com a Sesap, na Cidade, somente no 2º quadrimestre de 2018, os exames realizados pelo Estado tiveram uma queda de, aproximadamente 13% em relação ao mesmo período de 2017. Já nas consultas a diminuição é ainda mais expressiva, são 26,5% a menos consultas médicas realizadas pelo órgão, o que acarreta ainda mais fila de espera.

Para isso, o Município está buscando através do chamamento público para credenciamento de empresas prestadoras de serviços de exames de média e alta complexidade. “É necessário lembrar que muitos desses exames já são realizados e, já existem prestadores de serviço credenciados. Nesses casos, nós pretendemos ampliar a oferta desses serviços, pois a demanda aumentou”, explica o Secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Credenciamento- Para se credenciar, é necessário que a empresa acesse o Chamamento Público nº 014/2018 na íntegra, que está disponível no site praiagrande.sp.gov.br ou na sede da Sesap (Avenida Presidente Kennedy, 8850, Mirim) e apresente todos os documentos e requisitos necessários para o credenciamento. Chamamento disponível em: http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/ChamadaPublica/19725.pdf
Entre os exames que serão contemplados estão: ressonância magnética, cintilografia, endoscopia, angiografia, radiodiagnóstico, mamografia e tomografia, cateterismo, procedimentos oftalmológicos, ortopédicos, entre outros. O anexo II que contém a lista de procedimentos está acessível em http://www.praiagrande.sp.gov.br/arquivos/ChamadaPublica/19727.pdf

Ação Integrada - A iniciativa da Administração Municipal segue a mesma linha do trabalho da Ação Integrada de cirurgias de catarata, que ocorreu no primeiro semestre desse ano. Através de uma unidade móvel, o mutirão beneficiou cerca de 2 mil pessoas que aguardavam exames e cirurgias em agendamentos pelos governos Estadual e Federal. Diante da indefinição, o serviço foi todo custeado pelo governo municipal. Para atender os pacientes, a Prefeitura investiu R$ 2,5 milhões e uma carreta equipada com consultórios, centros cirúrgicos e sala de exames, ficou instalada no pátio do Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID).