Praia Grande ganhará mais uma Usafa e totalizará 28 unidades

Unidade de Saúde da Família Princesa será na Rua Vergílio Gabriel de Siqueira

26/9/2018

A Prefeitura de Praia Grande tem investido cada vez mais na área da Saúde. Um dos destaques são as ações voltadas para a Atenção Básica, considerada porta de entrada do sistema municipal responsável por atendimentos primários que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. Em breve, a Cidade ganhará mais uma unidade de Saúde da Família. A Usafa Princesa será construída na Rua Vergílio Gabriel de Siqueira, Bairro Princesa.

A Usafa Princesa terá papel determinante na melhora da qualidade dos serviços do setor naquela região de Praia Grande, que abrange ainda o Bairro Real. A nova unidade solucionará algumas demandas geradas devido ao crescimento dos serviços prestados por conta do aumento da população. No local, inicialmente, duas equipes do Programa Saúde da Família serão responsáveis pelo atendimento dos munícipes, com cerca de 2,5 mil pessoas para cada equipe, número menos do que é preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 3,5 mil a 4 mil.

O titular da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, destacou que a implantação da Usafa Princesa vai ao encontro com a reivindicação da população daquela região. “Além de melhorar a qualidade, reduzir o tempo de espera e distribuir melhor as equipes de saúde, vamos cumprir também com o que está estabelecido pelo Ministério da Saúde”.

Outro destaque é que a Usafa Princesa será um dos polos no Município dos programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e da Multiprofissional. Praia Grande é a única da Região que conta com profissionais dessas iniciativas do Governo Federal. Uma das características dos programas é a fixação dos profissionais, promovendo assim uma maior integração com a população.

Dados – A construção da Usafa Princesa terá início nos próximos meses. A unidade ocupará terreno de 500 metros quadrados, com área construída de 357 metros quadrados. Serão 2 salas de ginecologista, 2 consultórios médicos, 2 salas de enfermagem, 2 consultórios odontológicos, salas de enfermagem, acolhimento, multiprofissional, farmácia, inalação, coleta e de procedimentos. Além disso, o local terá áreas administrativas com recepção (42 lugares), administração, sanitários adaptados (feminino e masculino), de serviços com sala de reuniões, lavagem, esterilização, almoxarifado, depósito de materiais, e banheiros específicos para funcionários.

Evolução – Os números comprovam com exatidão a evolução de Praia Grande na área da Saúde. A Cidade saltou nos últimos anos de 16 para 27 Usafas e de 47 para 84 equipes do Programa Saúde da Família, atingindo assim 100% de cobertura populacional na Atenção Básica. São também mais nove Academias de Saúde que disponibilizam atividades gratuitas supervisionadas por profissional de educação física para os munícipes.