Praia Grande inova com pavimentação drenante em via

Rua Carlos José Borstens, no Bairro Aviação, será entregue nesta quinta (27)

26/9/2018

Foto Indisponivel

A Prefeitura de Praia Grande está inovando e investindo em uma nova tecnologia para pavimentação de vias, o asfalto permeável. Este tipo de pavimentação foi aplicado na Rua Carlos José Borstens, no Bairro Aviação. A entrega da via ocorre nesta quinta-feira (27), a partir das 9 horas. Na oportunidade, um caminhão pipa estará no local para demonstrar o funcionamento deste tipo de material.

A técnica foi desenvolvida e estudada pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) e pela Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo deste asfalto é evitar pontos de alagamento em períodos muito chuvosos.

De acordo com a titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Eloisa Ojea, quando há grande precipitação de chuva não é incomum pontos de acúmulo de água em algumas vias das cidades, causando transtornos para motoristas e moradores. Mas após algum tempo tudo volta ao normal. “Isso acontece por causa do curto período em que o sistema de drenagem recebe essa grande quantidade de água, aliada à impermeabilidade da pavimentação convencional. O asfalto permeável é um recurso que permite a absorção das águas das chuvas e é essa engenharia que a Prefeitura utilizou nesta obra", explicou.

Dados – A Rua Carlos José Borstens tem 420 metros de extensão (da Avenida Castelo Branco até a Rua João Ramalho) e os serviços realizados foram: retirada do pavimento com bloquetes sextavados, melhoria no sistema de drenagem e a pavimentação drenante (utilizando camada de revestimento-CPA).

Asfalto Permeável - Este tipo de pavimentação possui algumas camadas. A de revestimento superficial (da pista) é formada por pedras unidas pelo cimento betuminoso (asfalto). Essa composição permite pequenos espaços vazios entre si, desta forma, a água penetra na camada abaixo (interna). A parte interna é formada por pedras maiores (brita) e com mais espaço entre si, o que permite assim armazenar o que vem da superfície. Depois de armazenada por algumas horas, a água da chuva escoa para o sistema de drenagem.

Para que funcione adequadamente todo o sistema do asfalto permeável foi feito sobre um fundo impermeável, isto é, ocorreu a colocação de uma lona plástica ao longo da via. Isso foi necessário porque o nível do lençol freático de Praia Grande, como o da maioria das cidades da Baixada Santista, é alto (por volta de 1 metro do fundo) e a implantação do pavimento permeável só pode ser feita se seu fundo for impermeável.

Este tipo de asfalto consegue até 50% de permeabilidade e pode ser implantado em substituição a pavimentação comum em diversos tipos de áreas, como vias de tráfego leve, calçadas, praças, pátios e estacionamentos, auxiliando no controle de alagamentos e reduzindo a formação de poças de água.