Conviver Guilhermina tem baile dos anos 60

Evento marcou aniversário da unidade

8/10/2018

Os anos 60 serviram como tema para um baile realizado na sexta-feira (5), no Conviver Guilhermina. Mais de 100 frequentadores participaram da festa, que serviu para marcar o aniversário de 25 anos do Programa Conviver. O Guilhermina foi a primeira unidade do Programa.

A unidade foi toda decorada com discos, luzes coloridas e muitos adereços. Os convidados capricharam no visual, com roupas da época. Dançaram e se divertiram ao som de músicas antigas e muito animadas. Uma exposição com diversos painéis de fotos antigas do serviço foi montada para os presentes.

A aposentada, Maria Inês Pinto, de 67 anos, foi uma das convidadas que aproveitou o baile “Faz anos que participo das festas e adoro todas elas. Trouxe um casal de amigos para se divertir comigo”.

Também aposentada, Maria Eunice Navarro, de 76 anos, adorou a festa e aproveitou para matar as saudades. “Me preparei para isso. Arrumei uma peruca, aproveitei uma roupa do ano passado e estou adorando. Vivi essa época e foi muito bom”.

Na hora do “Parabéns a você”, os convidados se reuniram em volta de um grande bolo, que foi distribuído para os convidados.

De acordo com a diretora da unidade, Maria Aparecida de Freitas, os participantes estavam muito ansiosos pelo momento. “Somos a unidade mais antiga do Programa Conviver. Somos parte desta história maravilhosa”.

Serviço – Oficialmente, o Programa Conviver foi criado em 27 de setembro de 1993. O Programa começou com um pequeno grupo de senhoras que se reuniam em uma sala na Secretaria de Assistência Social (Seas) para conversar, costurar e tricotar. Depois, o grupo começou a receber novos participantes e foi criado um coral. Com o crescimento, foi necessário mudar para uma sede própria, que ficava na Rua Oswaldo de Oliveira, no Bairro Boqueirão. De lá, o grupo se mudou para a Rua Botafogo, no Bairro Guilhermina, onde funcionou durante alguns anos.

Mais pessoas recorreram ao Conviver Guilhermina e por isso era necessário um espaço que comportasse a demanda, por isso a unidade passou a funcionar no atual endereço, na Rua Praia dos Sonhos, nº 245.

O programa foi criado para atender a uma necessidade que os idosos tinham de interagir com as pessoas e preencher a rotina diária com atividades saudáveis que proporcionassem bem estar e diminuíssem a sensação de solidão, comum nesta faixa etária. No Conviver, os idosos podem fazer exercícios físicos, praticar esporte, jogar baralho, fazer artesanato ou até aprender a usar o computador para se atualizarem das novas tecnologias.

Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Atualmente todo o Programa Conviver atende a cerca de 6 mil pessoas, todas acima dos 50 anos. Os atendidos estão espalhados por nove unidades, de maneira a buscar atender todas as regiões da Cidade. O Programa conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e cada uma dessas unidades tem diferentes características, de maneira a oferecer mais de 30 tipos de atividades, entre elas, ginástica, musculação, hidroginástica, caratê, xadrez, informática, tênis, alfabetização, smartphone, tai chi chuan, ioga, artesanatos diversos e muito mais.

Tem Conviver nos Bairros Boqueirão, Guilhermina, Sítio do Campo, Antártica, Tupi, Ocian, Samambaia, Caiçara e Solemar. Para mais informações bastar comparecer na unidade mais próxima ou ligar para 3496-5015.