Grupo “Bailando” celebra 3 anos com mais saúde

Equipe de dança surgiu da necessidade médica da prática de atividade física

18/10/2018

O que começou como alternativa saudável acabou se transformando em forma de viver. Um grupo de moradores do Bairro Anhanguera se viu obrigado a fazer atividade física por recomendação médica. Cansados da monotonia das caminhadas, escolheram a dança como forma de exercício. Nesta quinta-feira (18), o grupo Bailando festejou 3 anos de existência oficial, colecionando histórias de mudança de vida por meio da dança.

Tudo começou em 2014, com a turma de caminhada da Usafa Anhanguera. Atividade direcionada para os hipertensos e diabéticos atendidos na unidade. Em um dia em que alguém tocou a música “Bailando” de Enrique Iglesias, o grupo achou mais divertido dançar ao invés de caminhar. No início eram cerca de oito pessoas. Aos poucos o grupo foi crescendo e o espaço na Usafa ficou pequeno.

Em 2015, por iniciativa de uma das participantes do grupo, o Bailando se mudou para o PIC Vila Alice, onde está até hoje, com cerca de 40 pessoas. Além das aulas, a equipe ainda se apresenta em eventos oficiais do Município.

Uma das integrantes do grupo é a dona de casa, Maria Ferreira Barros dos Santos, de 60 anos, que conheceu o grupo durante uma sessão de fisioterapia para a coluna. Com encaminhamento médico, procurou a unidade de Saúde e foi indicada a participar do grupo. “Quando vi as meninas dançando, pensei que nunca não fosse conseguir fazer igual. Para mim este grupo significa saúde, bem-estar, alegria e a convivência com outras pessoas, o que me trouxe novas amizades. Agora sou bem ativa”, comemora.

Quem também comemora a mudança de vida é a aposentada, Fátima da Conceição Silva Santos, de 73 anos. Ela chegou ao grupo após a recomendação médica da pratica de atividades físicas para controlar a ansiedade e a pressão arterial. “Participar do grupo me deu mais alegria, mais disposição, mais coragem de viver. Não dançava antes, nunca me imaginei dançando. Cheguei um pouco insegura, mas passou rápido. Hoje estou muito mais feliz”.

A agente comunitária da Usafa Anhanguera, Sandra Maria Lira de Noronha Soares, foi uma das pioneiras na formação do grupo. A dança é feita de maneira a estimular a atividade física nos frequentadores, porém os frutos são colhidos de maneira muito mais ampla.

“O grupo Bailando se destaca pela alegria e por agregar pessoas que precisam ocupar a mente e o coração. Se pararmos para conversar com as participantes, cada uma conta uma história de superação. Ora por questões física, como doenças e movimentação, ora por questões psicológicas, quando as pessoas passam por algum trauma familiar, ou até mesmo por questões sociais já que a interação entre dá uma nova visão de vida a elas”, explica Sandra.

De acordo com a diretora do PIC Vila Alice, Almerita Barbosa, a comemoração foi muito bonita, com todo muita dança e alegria. “Esse grupo é um exemplo de vida. São pessoas que superam dificuldades com um sorriso estampado no rosto”.

O coral do Conviver Ocian também participou da festa, cantando músicas ao vivo, inclusive o “Parabéns a Você”. As integrantes do Bailando levaram doces, tortas e bolos e com isso uma grande mesa de quitutes foi oferecida para os participantes.

Quem quiser participar do Bailando deve procurar o PIC Vila Alice, que fica na Rua Renata Câmara Agondi, nº 50, no Bairro Anhanguera. O telefone de contato é 3496-5067. As aulas acontecem duas vezes por semana. Podem participar tanto os usuários da Usafa, quanto a população em geral.

Serviço - As unidades do Programa de Integração e Cidadania (PIC) e do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) foram criadas pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Em ambos os programas é possível encontrar lazer, esporte e capacitação profissional gratuitamente. Para saber onde fica a unidade mais próxima, basta ligar para 3496-5039 ou acessar a página oficial de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br).