Servidores administrativos recebem treinamento do eSocial

Sistema tem objetivo de unificar dados sobre trabalhadores

18/10/2018

Servidores administrativos municipais passaram, nesta quinta-feira (18), por um treinamento do sistema eSocial. O sistema tem como objetivo unificar os dados dos trabalhadores de todo o País. Outros treinamentos já estão agendados para que todos os setores da Administração estejam preparados para operar o sistema.

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Administração (Sead), Ronaldo Ferreira de Alcântara, o sistema vai facilitar bastante para os funcionários contratrados pelo regime CLT. “No ano que vem será feito um cadastro bem detalhado dos funcionários. Por isso é preciso preparar todos os setores para operar o sistema”.

Para o secretário de Administração de Praia Grande, Marcelo Kameiya, o eSocial deve ser implantado no Município até 2020, no entanto é preciso que todos estejam habituados a operar o sistema. “O Município busca cumprir com o planejamento estratégico, sempre antecipando o treinamento da equipe técnica visando cumprir os prazos legais sem prejudicar a rotina dos serviços”.

O treinamento foi ministrado pela empresa Conam Consultoria em Administração Municipal.