Câmeras OCR auxiliam no combate ao descarte irregular de RCC

Sistema permite maior controle dos veículos que transportam os materiais

25/10/2018

O combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil (RCC) em Praia Grande ganhou mais um aliado de peso. As câmeras de OCR (reconhecimento de caracteres) que fazem parte do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) da Cidade estão sendo utilizadas como ferramenta importante no controle dos veículos que transportam esse tipo de material dentro do Município.

A atuação ocorre de forma integrada e através de parceria entre as secretarias de Meio Ambiente (Sema), Assuntos de Segurança Pública (Seas), Guarda Civil Municipal (GCM) e o Grupamento Ambiental da corporação praia-grandense. Os trabalhos com o monitoramento tiverem início em setembro.

Na prática, as câmeras OCR conseguem realizar o reconhecimento das placas dos veículos. Esses equipamentos estão instalados em pontos considerados estratégicos na Cidade, o que facilita o monitoramento. Todo transportador de RCC deve ter cadastro na SEMA contendo as placas dos caminhões e numeração de ordem de suas caçambas. Só assim fica apto a emitir os Controles de Transporte de Resíduos (CTRs) de cada transporte que realizar. Esse documento informa, entre outras coisas, o destino final do material. Quando um veículo está operando fora de sua rota ou horário acaba por chamar a atenção do monitoramento. Imediatamente, uma equipe do Grupamento Ambiental é acionada e se desloca ao local para realizar uma vistoria.

“Praia Grande vem adotando medidas para intensificar a fiscalização de RCC. Por conta deste trabalho em conjunto utilizando as câmeras de monitoramento, já foram flagrados caminhões que estão trafegando em horários que não costumam estar. É importante que todos entendam que a Prefeitura está cada vez mais fechando o cerco para evitar o descarte irregular”, declarou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Evangelista.

A segunda etapa deste processo de utilização das câmeras é sincronizar os dados do programa Coletas Online, sistema de gestão eletrônica de rastreamento e controle, com o Cicoe. Desta forma, assim que um caminhão for visualizado por uma câmera OCR, na mesma hora as informações sobre aquele transportador já estarão disponíveis no monitor da central. “A Prefeitura já tem também definido a instalação de câmeras em áreas de preservação. Isso também facilitará o trabalho da Sema”, comentou o coordenador da Fiscalização de RCC, Luciano Mola.

Em caso de descumprimento do que estava previsto no CTR, o transportador poderá sofrer punições, como, por exemplo, multa de até R$ 6 mil. Outra pena prevista na legislação municipal também é a possível apreensão do veículo. “As câmeras OCR conseguem captar imagens de dia e a noite também. O monitoramento é constante. No futuro, deveremos ter integrantes do Grupamento Ambiental no Cicoe para atuar especificamente nesses casos”, adiantou o inspetor do grupamento ambiental, Fábio Marques.

Denuncie - Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações no Setor de Fiscalização de RCC da Sema, pelo telefone 153.