Capacitação traz novas práticas baseadas na BNCC para aulas de educação física

Evento reuniu cerca de 180 profissionais da área no Ginásio Rodrigão

26/10/2018

Ver, por meio de atividades práticas, as mudanças que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trará para as aulas de educação física. A capacitação realizada nesta quinta-feira (25), no Ginásio Rodrigão, permitiu aos profissionais da área que atuam na rede municipal de ensino terem esse conhecimento mais dinâmico. A atividade, realizada em parceria com o Sesc Santos, contou com a participação de, aproximadamente, 180 professores e técnicos pedagógico desportivos (TPDs).

A capacitação foi ministrada pela palestrante Aline Fernanda Ferreira Vargas e a atividade ocorreu em dois períodos: manhã e tarde. Esse foi o segundo encontro de profissionais da área, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), voltado para debater a BNCC.

Durante a ação, os docentes participaram de atividades práticas alusivas a três unidades temáticas voltadas para a educação física, que são elas: corporais de aventura, esportes e ginástica.

Ao longo do bate papo, a palestrante buscou mostrar que a criatividade e materiais básicos existentes nas escolas podem ser grandes aliados na hora de proporcionar uma aula diferenciada para os alunos. Para exemplificar essa afirmação, divididos em grupos, os servidores tiveram que criar um minigolfe. Com auxílio de papéis collor set, fitas adesivas, caixas de papelão, entre outros itens, os profissionais criaram o caminho que a bolinha teria de percorrer até o destino final.

“Na verdade, isso é uma ideia de como eles poderiam trabalhar com o golfe dentro da escola. Levar para os alunos de uma forma lúdica uma prática esportiva que está fora da realidade da unidade escolar”, destacou Aline Vargas. “O legal foi ver que os professores enxergaram além do que eu tinha proposto e colocaram a criatividade para trabalhar usando inclusive materiais do dia a dia da aula de educação física, além daqueles que eu trouxe como sugestão”.

Para a palestrante, a capacitação permitiu que os educadores tivessem contato com outras atividades que fogem das práticas esportivas tradicionais aplicadas em aula. “Outro fator é que, com a BNCC, eles serão provocados a desenvolverem novas ações que fogem ao tradicional. E o grande beneficiado será o aluno, pois, aprenderá também sobre a cultura corporal e o que ela tem a oferecer”, afirmou.

De acordo com o diretor da Divisão de Esporte nas Escolas, Ricardo Nunes, com a chegada da Base Nacional Comum Curricular, os professores e TPDs terão de aplicar um conhecimento base no que diz respeito às aulas de educação física. “Assim como já acontece com as demais disciplinas, o educador físico contará também com um currículo com temáticas que terão de ser cumpridas no dia a dia com os alunos”, enfatizou.

Nunes aproveitou ainda para parabenizar o envolvimento dos profissionais da rede durante a capacitação. “Foi excelente ver a dedicação deles. São atividades novas, a professora Aline Vargas vem de outra região, então, traz elementos e curiosidades de onde ela vem. E o nosso objetivo está, justamente, em trazer conhecimento para que o profissional possa transformar e transmitir isso para os alunos nas escolas”.