Praia Grande inicia revitalização do Parque da Cidade

Local ganhará espelho d’água, áreas esportivas e dog park

9/11/2018

Localizado dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, no Bairro Sítio do Campo, o Parque da Cidade está sendo revitalizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). As ações incluirão novos bicicletários, paisagismo, trechos com piso permeável, novos playgrounds e aparelhos de ginástica, áreas esportivas, um dog park, além da ampliação da área do Orquidário Municipal. A intenção do setor é que os trabalhos sejam finalizados até o início de 2019.

Os trabalhos, iniciados em outubro, começaram pela drenagem do local. O secretário de Serviços Urbanos, Katsu Yonamine, explicou que todas as melhorias no sistema do local já foram finalizadas. “Atualmente, os trabalhos estão concentrados na área que receberá uma nova fonte. O parque ainda tinha áreas livres que agora serão ocupadas com novas atrações. Temos certeza que todos vão gostar muito”.

Parque – As mudanças já começarão na entrada do parque. Serão instalados blocos de bicicletários com capacidade total para 200 bicicletas. Além disso, o portal de entrada ganhará novo paisagismo, com folhagens, e um totem estilizado com o nome do local.
O trajeto de aproximadamente 500 m² da entrada até o espelho d’água do parque está ganhando piso novo, em pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão), beneficiando a circulação de pessoas no trecho. Uma escultura, com a hashtag “ParqueDaCidade”, será instalada para que os visitantes possam tirar fotos. Além disso, os arredores do espelho d’água ainda ganharão dois lounges com bancos e mesas.

Esporte e Playground – Praticantes de slackline, esporte de equilíbrio sobre fita elástica esticada entre dois pontos fixos, terão um espaço exclusivo no parque, além disso, será instalada nova área com aparelhos de ginástica voltados para a terceira idade, desta vez próximo ao orquidário, além dos equipamentos já existentes em outro trecho do parque. Ainda na área esportiva, o circuito de até 380 metros da pista de cooper do local será revitalizado, com pintura e novas marcações de solo.

A quantidade de brinquedos no playground existente na praça será ampliada e um outro ponto com equipamentos feitos de inox e plástico voltados a crianças será instalado durante a revitalização da praça. O solo ao redor destes locais será diferenciado, absorvendo parte do pacto das brincadeiras e evitando riscos aos pequenos.

Orquidário – O Orquidário Municipal também passará por melhorias. O local será ampliado, com a construção de novo galpão anexo de cerca de 250 m², que será instalado ao lado da atual estufa e cisterna. Com isso, a equipe poderá não somente ampliar a quantidade de flores, mas também realizar ainda mais serviços de recuperação e cultivo das espécies.

Dog park – E um grande diferencial desta nova fase do parque será a instalação de um dog park, uma área para os cães se exercitarem e brincarem em um ambiente controlado, sob a supervisão de seus donos. O espaço, com 2 mil m², poderá ser utilizado por cachorros de todos os portes e contará com obstáculos, rampas, túneis, escadas e bastões, todos exclusivos para os animais de estimação.

O Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde fica na Rua José Bonifácio, s/nº, ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos, no Bairro Sítio do Campo.