Praia Grande usa sistema Steel Frame para construção de conjunto habitacional

Localizado no Bairro Santa Marina, conjunto terá 80 unidades

14/11/2018

As obras de construção do Conjunto Residencial Santa Marina, no Bairro de mesmo nome, estão avançando. Localizado na Rua A, em terreno com cerca de 9 mil m², na Rua A, terá 80 unidades. O conjunto beneficiará principalmente a parcela da população com renda familiar de até R$ 1,8 mil (faixa 1). Cada unidade terá, em média, 45m² de área construída, subdivididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O que tem chamado a atenção na obra é o sistema de construção das unidades habitacionais, chamado de Steel Frame. Como explicou o titular da Secretaria de Habitação (Sehab) Antonio Eduardo Serrano, popularmente conhecido como Dr. Serrano, trata-se de sistema construtivo industrializado que já é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, devido às diversas vantagens que oferece. “Agora trazemos para Praia Grande e com certeza agilizará nossas ações, pois além de não deixar resíduos, o sistema de construção permite maior velocidade na realização da obra (no caso do conjunto, até 40% mais rápido) comparando com o de alvenaria”.

O sistema Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado, que trabalham em conjunto para sustentação da construção. Este esqueleto é complementado por revestimentos em placas externas e internas, isolamentos termo-acústicos e forros. Em conjunto com os demais subsistemas da obra, o Light Steel Framing gera edificações com aspecto final semelhante ao da construção convencional, porém integra tecnologia, resistência e sustentabilidade. A estrutura tem garantia de 100 anos e a durabilidade média de até 300 anos.

As vantagens deste tipo de construção, para o morador, são várias: maior conforto termo-acústico; Menor custo de manutenção; Fidelidade estética e nos acabamentos; Melhor controle de umidade no ambiente interno; Fácil limpeza e conservação; Não prolifera fungos, mofo ou bolor; Os perfis de aço-galvanizado não contribuem para a propagação do fogo; tem maior área útil devido às seções das paredes serem menos espessas e a estrutura é imune à ação de insetos.

A área onde serão construídas as unidades terá total infraestrutura e o conjunto será um condomínio fechado que contará com garagens coletivas (uma vaga por unidade) e projeto paisagístico. O custo de cada unidade será de aproximadamente R$ 95 mil. A previsão é de que a obra seja finalizada no 1º semestre de 2019.