Manipulação de alimentos é tema de palestra para ambulantes

Evento faz parte do Curso de Formalização e Qualificação destes profissionais

22/11/2018

Ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde (Sesap), foi realizada na quarta-feira (21), mais uma etapa do Curso de Formalização e Qualificação de Ambulantes desenvolvido pela Prefeitura, que teve como tema central “Manipulação, armazenamento de alimentos”.

Participam cerca de 600 profissionais aprovados no recenseamento realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin). O objetivo do curso é orientar e qualificar estes trabalhadores para que ofereçam serviços com cada vez mais qualidade para munícipes e turistas.

Na abertura das atividades o professor de Educação Física do programa Academia da Saúde Tiago Rosa fez uma breve explanação sobre a importância da prática regular de atividade física como auxiliar na prevenção de doenças e sobre o que é a Academia de Saúde. “O trabalho preventivo é fundamental para a saúde, agora e no futuro da pessoa. As academias de saúde de Praia Grande buscam transmitir essa mensagem e promover mudanças de hábito, justamente para inserir a atividade física na vida das pessoas, auxiliando-as na busca de uma melhor qualidade de vida. E todas as atividades são gratuitas”.

A nutricionista da Sesap Maria Cristina de Freitas Souza explicou aos participantes como lidar com os cuidados e higiene dos alimentos antes, durante e após o processamento dos produtos. A palestrante ressaltou que os cuidados com o acondicionamento correto e a higiene no preparo são fatores fundamentais para evitar a contaminação de alimentos.
“Estas ações devem ter atenção especial, afinal, um estabelecimento que não oferece as condições mínimas de higiene no preparo dos alimentos poderá trazer riscos à saúde dos consumidores. Por exemplo: o pessoal responsável pelo local de preparo deve seguir algumas regras para evitar qualquer tipo de contaminação: Lavar sempre as mãos depois de ir ao banheiro; Manter as unhas sem esmalte e aparadas; Não usar acessórios quando estiver manipulando os alimentos (brincos, pulseiras, anéis etc); Usar uniforme apropriado composto de avental, luvas e touca, se necessário máscaras; Lavar bem as hortaliças, legumes e verduras com água corrente e Manter os alimentos sob refrigeração adequada.

São ações simples, que até em casa devem ser feitas, e que fazem a diferença no que se refere a condições básicas de higiene”.

O ambulante do Bairro Melvi Anderson Pereira dos Santos explicou que o curso tem proporcionado novos entendimentos sobre seu trabalho: “me sinto valorizado. Tudo que tem sido apresentado neste curso tem um único objetivo, que é nos ajudar em nossas atividades. Estou aprendendo muitas coisas e já repassando para meu negócio”.

Há 4 anos estabelecido na praia do Bairro Guilhermina, o ambulante José Antônio Marques elogiou os palestrantes: “O conteúdo tem sido explicado de maneira fácil e simples, sem muita complicação e assim estou entendendo bem e aprendendo com o que estão apresentando. Tenho certeza que todos aqui estão compreendendo, procurando repassar o que aprendem para seus trabalhos e a partir desse aprendizado melhorando seu negócio.

Nós ganhamos conhecimento e nosso consumidor mais qualidade no atendimento e nos produtos oferecidos”.

Uma versão online do material estudado na capacitação também deverá ficar hospedada no site da Prefeitura de Praia Grande (www.praiagrande.sp.gov.br) para consulta.
Telefone – Os participantes do curso podem obter informações por meio do telefone: 3496-2184, 3496-2236 e 3496-2043.

Confira a programação do curso para formalização e qualificação dos ambulantes:
Dias: 26 e 27 de novembro
Palestra: Começar bem: Formalização e finanças – Sebrae
Dias 28 e 29 de novembro
Palestra: Noções de compra e fornecedores, qualidade de atendimento ao cliente – Sebrae.