Alunos da rede municipal começam a receber certificados do GAPE

Primeira escola contemplada foi a EM José Julio Martins Baptista

27/11/2018

Esta semana, alunos do 5º ano de dez escolas municipais começaram a receber os certificados do curso “Ensinando a Viver”, realizado pelo Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). Este ano, cerca de 1.400 alunos passaram pelo projeto e a primeira escola a formar seus alunos no curso foi a EM José Júlio Martins Baptista, nesta segunda-feira (26).

Antes do momento tão esperado – a entrega dos certificados – a diretora da unidade de ensino, Bianca Marques, se dirigiu aos pais, mencionando a importante fase pela qual seus filhos estão passando. “Este ano, se finaliza uma fase importante na vida dos seus filhos, que é o Ensino Fundamental I. E a partir do próximo ano, quando já serão praticamente adolescentes, é fundamental que vocês continuem próximos a eles. O trabalho do Gape mostra a importância da família na evolução de cada um de vocês como ser humano”.

Após parabenizar os alunos pela dedicação, o guarda Eli de Moura Veronez, que aplica o curso nas salas de aula, também destacou o papel dos pais ao longo do curso. “Quero agradecer a vocês pelo empenho com seus filhos e por nos darem a chance de levar nossos conhecimentos aos seus filhos”.

Em seguida, os estudantes receberam os certificados das mãos da diretora e professoras da escola e de representantes da GCM, além dos integrantes do projeto, Veronez e Allan Rodrigues, que juntamente com o guarda Roberto Silva, que não pôde comparecer nesta ocasião, aplicam o curso nas escolas.

Na manhã desta terça-feira (27) foi a vez dos alunos da EM Isabel Bréfere finalizarem o curso.

Voltado aos alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto tem como objetivo trabalhar a reestruturação familiar, buscando diminuir índices de violência e criminalidade, estimulando a autoestima, a valorização dos vínculos afetivos, a prevenção a qualquer forma de violência, vandalismo e combate às drogas, além de inserir conceitos éticos.

Até hoje mais de dez mil alunos receberam as orientações do GAPE. As aulas duram cerca de 45 minutos e acontecem uma vez por semana em cada escola. A ideia é que os alunos atuem como multiplicadores do conteúdo que recebem durante os encontros e repassem o conhecimento adquirido com seus familiares e amigos.

Confira o cronograma de formaturas das próximas escolas:
28/11, às 9h30, EM Mario Possani
29/11, às 9h30, EM Fued Temer
30/11, às 9h30, EM Estina Campi, e às 13h30, EM Ronaldo Lameira
3/12, às 15horas, EM Thereza Magri
4/12, às 9h30, EM Vila Mirim
5/12, às 9h30, EM Padin Mouta
6/12, às 9h30, EM Cidade da Criança.