Proerd forma 1,5 mil alunos de três escolas municipais

Na segunda-feira (26) ocorreu a cerimônia na EM Profª Isabel Figueroa Bréfere

27/11/2018

Cerca de 1500 alunos, de três escolas municipais, participaram das atividades do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) neste segundo semestre. Nesta segunda-feira (26), ocorreu a formatura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da EM Profª Isabel Figueroa Bréfere (Bairro Aviação), realizado na própria unidade. As crianças receberam certificado de conclusão.

Durante a cerimônia, além dos certificados, os policiais militares responsáveis pelo programa anunciaram o nome dos alunos vencedores do concurso de redação de cada turma. Os estudantes escreveram texto sobre como foi participar do Proerd. Os destaques receberam como prêmio uma bolsa de estudo de 50% para fazer curso de inglês na escola Fisk Idiomas, patrocinadora da iniciativa.

De acordo com soldado Luiz Augusto Celani, um dos responsáveis pelo Proerd em Praia Grande, o programa foi uma forma encontrada pela Polícia Militar de dialogar com as comunidades. “Plantamos uma sementinha no coração e na cabeça de cada um dos alunos.

Mostramos como seguir sem se deixar levar pelas falsas facilidades que a vida nos oferece. Inclusive estamos com projeto de estender o atendimento do Infantil I até o 4º ano”, disse.

Aproveitando a solenidade, a equipe técnica da EM Isabel Figueroa homenageou os alunos destaques da Olimpíadas Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep). “Trazer o Proerd e fomentar a participação dos alunos em competições como a Obmep são políticas pedagógicas que adotamos para a formação dos nossos alunos”, destacou o diretor da unidade, Fábio de Paula Pires.

Iniciativa - Realizado desde 1996 pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o Proerd surgiu baseado no projeto norte americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), fundado em 1983. O programa tem como objetivo educar crianças em relação à prevenção das drogas. Desde o início, a ação social já atendeu mais de 20 mil estudantes no Município.

Durante o curso, os alunos aprendem a reconhecer os entorpecentes mais comuns e quais os malefícios causados por cada um. Para trabalhar o conteúdo aplicado na sala de aula, cartilhas foram distribuídas para as crianças. O programa desenvolve ainda com os estudantes concursos de redação, peças teatrais e músicas para fomentar ainda mais a discussão dos temas.

Escolas - Além da EM Profª Isabel Figueroa Bréfere, participaram do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência neste segundo semestre as seguintes unidades: EM Ary Cabral, Bairro Quietude, e EM Prof.ª Maria de Lourdes dos Santos, no Esmeralda. Já os colégios Adventista e Cultura, assim como a Escola Celestin Freinet, representam a rede particular de ensino no Proerd.