Enxadrista de PG é 5º colocado na final do Circuito Estadual Escolar

Gabriel Estevão representou a Cidade

29/11/2018

O atleta da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) Gabriel Estevão Rodrigues (Colégio Objetivo Praia Grande - Bairro Tupi) terminou em quinto lugar na fase final do 2º Circuito Escolar de Xadrez Júnior (16 e 17 anos) São Paulo Open, evento que conta com chancela da Federação Paulista (FPX) e da Confederação Brasileira (CBX). A competição, realizada no último domingo (25), ocorreu na sede do Clube de Xadrez de São Paulo.

Competindo na categoria D (Ensino Médio), Gabriel fez cinco partidas no evento. Venceu Rafael Amorim (Escola Estadual Professor Carlos Ayres/SP), perdeu para Matheus Hopka (Colégio Santa Marcelina/SP), Enzo Federzoni (Colégio Augusto Laranja/SP), David Borger (Colégio Bandeirantes/SP) e Kauan Godoy (Escola Municipal Danylo José Fernandes/SP). O atleta-aluno Enzo foi o campeão da categoria.

Gabriel qualificou-se para a fase final do Circuito Escolar de Xadrez Júnior São Paulo Open, em novembro. Após a realização de quatro etapas ao longo da temporada, ele ficou na sexta posição na categoria D absoluto e assim, garantiu a última vaga para a decisão. Na etapa inicial, terminou na sétima colocação. Na segunda, não somou pontos. Na terceira, assegurou a medalha de bronze. Na quarta, foi novamente sétimo colocado. Outras informações podem ser obtidas no site https://www.saopauloopen.com.

No Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez de 2018, na cidade de Caxambu, em Minas Gerais, competindo na categoria do 2º ano do Ensino Médio, Gabriel Estevão Rodrigues ficou na 13ª colocação ao obter dois empates e três derrotas. Em junho, no Campeonato Paulista Escolar, terminou na sétima colocação. Ele recebe orientação técnica da professora Rosângela Domingos de Andrade Coelho.

Treinos - A SEEL de Praia Grande disponibiliza gratuitamente para os munícipes polo de iniciação e treinamento competitivo de xadrez. A modalidade é recomendada para todas as idades, mais precisamente para as crianças, pois estimula o raciocínio e o desenvolvimento intelectual. As aulas ocorrem no Ginásio Magic Paula (Avenida do Trabalhador, 4111, Bairro Antártica), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h; e no Espaço Conviver Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Bairro Boqueirão), às sextas-feiras, das 17h às 21h.

Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever no local dos treinamentos. Os menores de 18 anos precisam apresentar, além do próprio documento de identidade, autorização do responsável e comprovante de residência. Os materiais para a prática da modalidade são disponibilizados pela própria SEEL.