Simpósio leva conhecimento aos profissionais de Saúde

Evento debateu os desafios dos SUS na região da Baixada Santista

30/11/2018

O primeiro dia do III Simpósio Regional de Medicina de Saúde da Família e Comunidade levantou a importância da troca de experiência, para a ampliação e consolidação do programa nos municípios brasileiros. Organizado pela Administração Municipal, o encontro ocorre na tarde de quinta-feira (29) e tem continuidade na sexta-feira (30). O tema dessa edição é “Os desafios do SUS para a expansão da Estratégia de Saúde da Família na região da Baixada Santista” e tem continuidade durante toda a sexta-feira (30).

Praia Grande é uma das poucas cidades do País que tem 100% de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e conta com 27 unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço. A Cidade últimas duas décadas vem trabalhando para o Educação Preventiva, de maneira que os moradores possam ter um autocuidado e melhorem sua qualidade de vida.

Ao longo do Simpósio o chefe do executivo, Alberto Pereira Mourão, conversou com profissionais de saúde sobre a importância da Atenção Primária na vida dos cidadãos. “As cidades precisam ser fortalecidas para ter 100% de Estratégia de Saúde da Família e é preciso mostrar importância do programa na qualidade de vida das pessoas”.

O chefe do executivo ainda lembrou aos participantes que por meio da Educação Preventiva, o Canadá diminuiu os gastos com a saúde e deu qualidade de vida aos cidadãos.

Na mesma linha de pensamento, o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, explicou a importância da troca de experiências entre os profissionais de saúde para a melhoria do programa. “Desde que o programa foi implantado na Cidade, já avançamos muito na saúde preventiva e os profissionais e residentes tem colaborado muito nessa melhoria, trazendo novos conhecimentos para o Município”.

O presidente da comissão organizadora do evento, José Isaias da Costa Lima, ressaltou a importância dos residentes no programa do ESF. A Cidade conta hoje com 78 profissionais exercendo a residência em diversas áreas, nos equipamentos públicos de saúde.

Lima acredita que Praia Grande foi disparador na implantação dos profissionais de residência e nesse simpósio foi incluído um canal para a discussão científica desses pesquisadores. “No Simpósio teremos a apresentação de 64 trabalhos científicos, que foram divididos em várias temáticas. Receberemos pesquisadores de diversas partes do País e, isso mostra a importância desse do evento como mola propulsora para o desenvolvimento do Sistema de Saúde.

Igualmente, a diretora de Educação Permanente do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS4), Maria José da Silva, o simpósio tem trazido grandes contribuições para o Sistema Único de Saúde (SUS) e Praia Grande sempre vem colaborando e trazendo uma série de conhecimentos para o programa.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e 9 Academias da Saúde. Somente nos últimos dois anos, a Cidade ganhou sete novas Usafas.

As ótimas condições estruturais das unidades propiciam para os pacientes e profissionais maios conforto. A Cidade tem mais de 70 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população.