Praia Grande recebe palestras dentro de Simpósio de Saúde da Família

Encerramento do evento aconteceu nesta sexta-feira (30)

3/12/2018

Foto Indisponivel

O segundo dia do III Simpósio Regional de Saúde da Família e Comunidade da Baixada Santista, realizado nesta sexta-feira (30), no Bairro Melvi, foi marcado por palestras e salas temáticas. O evento reuniu estudantes universitários, profissionais da residência médica e gestores em saúde e foi organizado pelo Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV), com apoio da Secretaria de Saúde de Praia Grande (Sesap).

A abertura do evento contou com palestra do subsecretário de Saúde de Praia Grande, Rodrigo França Gomes, com o tema “Produção Científica para a Qualificação da Estratégia Saúde da Família”. Dentre as informações apresentadas, está o papel das Universidades para a melhora do sistema oferecido à população. “É preciso analisar como a gente produz ciência de forma a melhorar processos para integrar e aproximar o usuário, melhorando a qualidade da prestação de serviço. Se percebe hoje movimentos claros da Academia tentando mudar a sua roupagem, passando da lógica atual para uma lógica dialética, que você intervém muito mais. E isso tem tudo a ver com a atenção básica”.

O evento, que contou ainda com o I Encontro de Residências em Saúde na Atenção Primária à Saúde da Baixada, seguiu ao longo do dia com visitação à área com exposições de banners informativos e salas temáticas (com exposição de trabalhos dos presentes).

E para encerrar o simpósio, foi realizada a palestra “O Papel da Formação do Trabalhador da Saúde para Fortalecimento do SUS”, ministrado pela médica Iloma Girrulat.

O primeiro dia de evento foi realizado na quinta-feira (29), no Auditório Roberto Marinho, Bairro Mirim.

Além do DRS IV e Prefeitura de Praia Grande, o evento contou ainda com apoio dos Municípios de Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá e Santos, além do Hospital Guilherme Álvaro, Conselhos Municipais de Saúde e Residência Médica e Multiprofissional de Saúde.