Espetáculos de dança são destaques na XIV Mostra Cultural da Seduc

Alunos apresentam coreografias que mesclam estilos clássico e contemporâneo

6/12/2018

Dois espetáculos de tirar o fôlego e encantar os espectadores. Isso foi o que apresentaram os alunos das turmas de dança das unidades Núcleo SuperEscola Cultural Tupi e EM Porto das Artes, respectivamente, nestas terça e quarta-feira (4 e 5). Os números fizeram parte da programação da XIV Mostra Cultural da Secretaria de Educação (Seduc). No palco do Teatro Municipal Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, as crianças deram um verdadeiro show com estilos clássico e contemporâneo.

Na terça-feira (4), os alunos dos períodos manhã e tarde, do Núcleo Cultural Tupi apresentaram o espetáculo “Histórias e Contos Infantis”. Comandadas pelas professoras Ângela Nobre, Marcela Ribeiro, Marília Barbosa e Jaqueline Lourenço, as crianças levaram ao palco números de balé clássico. O mundo de fantasia das princesas da Disney e a boneca mais tagarela do Sítio do Picapau Amarelo, a Emília, foram alguns dos personagens interpretados.

O espetáculo contou com a participação da contadora de histórias Tatiana Felix e a filha Rivka de Matos. A encenação entre as duas servia para anunciar qual seria o número seguinte que subiria ao palco. Com figurinos impecáveis, as crianças fizeram apresentações de balé clássico. Para encerrar a noite, todos os alunos se reuniram no Teatro Serafim Gonzalez, com a música Lua de Cristal, de Xuxa Meneguel.

Segundo dia - Diferentemente do que foi apresentado pelo Núcleo Cultural Tupi, mas com a mesma competência, na quarta-feira (5), foi a vez dos alunos da EM Porto das Artes ocuparem o palco. Com o espetáculo “Do Sertão à Capital – Uma Visão da Vida Real”, as crianças contaram a história de muitas pessoas que vêm da região nordeste do País para tentar a sorte na cidade grande. Com direção geral de Raquel Meneses, os números contaram com coreografias de Ângela Nobre, Marcela Silvério e Carolina Martins.

O espetáculo contou com as participações especiais de Valquiria Duarte, com alunos da Camerata de Violões, e de Sara Bispo e Matheus Oliveira que deram vida aos personagens principais da trama. A noite de apresentação também ficou marcada por muita emoção. Isso porque o número representou a formatura de 14 alunas que se despedem, a partir do ano que vem, das aulas de dança na EM Porto das Artes.

Responsável por coordenar as duas unidades, Luciana Agostinho fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelas turmas de dança. “Para chegar até esse momento essas crianças se dedicaram ao máximo para dar o melhor de cada uma delas. Foram muito suor, sangue e coração para realizarem esses dois espetáculos de forma impecável. Nossas meninas que se despedem seguirão uma nova jornada, porém, sempre ficarão marcadas em nossos corações”, ressaltou.

Representando a Secretaria de Educação, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Grace Paiva, destacou a importância de a pasta municipal dar a oportunidade de os alunos terem acesso às diferentes manifestações culturais. “Quando começamos com o SuperEscola Cultural não tínhamos a dimensão de quão grande seria. Hoje são mais de mil alunos em duas unidades. E esse sucesso se dá pelo trabalho da direção escolar, mas também dos professores que oferecem todo o aparato necessário para que o aluno se desenvolva”.

Programação – Até a próxima quarta-feira (12), os alunos da EM Porto das Artes e do Núcleo Cultural Tupi sobem ao palco do Palácio das Artes e do Auditório Jornalista Roberto Marinho. Confira abaixo a programação completa da XIV Mostra Cultural da Seduc:

Quinta-feira (6)
Espetáculo de Musicalização “Anos 60 – Uma Década de Revoluções”
Horário – 17 horas
Artistas – Alunos, manhã e tarde, de musicalização do Núcleo Cultural Tupi

Espetáculo de Violão: “Fragmentos: Violão Pedagógico/ Cordas/ Violão e Poesia Homenagem a Olavo Bilac”
Horário – 19 horas
Artistas – Alunos da manhã de violão EM Porto das Artes

Sexta-feira (7)
Espetáculo de Teatro “Fragmentos: Por que Só Eu Não Tenho Direito de Amar/ As Irmãs/ Evolução”
Horário – 19 horas
Artistas – Alunos da tarde de teatro EM Porto das Artes

Espetáculo de Teatro “Fragmentos: Brincar É Só Brincar/ Virtuados no Mundo Offline”
Horário – 20h30
Artistas – Alunos da manhã de teatro EM Porto das Artes

Segunda-feira (10)
Espetáculo de Violão “Fragmentos: Violão Comerístico/ O Violão da Música Brasileira”
Artistas – Alunos da tarde do violão da EM Porto das Artes

Terça-feira (11)
Espetáculo de Violão “A Música Brasileira dos Anos 80”
Artistas – Alunos de violão do Núcleo Cultural Tupi

Quarta-feira (12)
Espetáculo de Violão “Planeta Terra”
Artistas – Alunos da manhã do violão da EM Porto das Artes

Endereços - O Teatro Municipal Serafim Gonzalez fica no Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Bairro Boqueirão. Já o Auditório Jornalista Roberto Marinho está situado na Rua José Borges Neto, 50, Mirim.
SuperEscola – A Escola Municipal Porto das Artes e o Núcleo SuperEscola Tupi oferecem atividades musicais, de dança e de teatro graças ao programa SuperEscola Cultural. Ligado ao Departamento de Complementação Educacional, Esporte e Cultura nas Escolas, da Secretaria de Educação (Seduc), o programa disponibiliza diversas atividades esportivas e culturais no contraturno escolar em vários polos espalhados pela Cidade.