Praia Grande realiza lançamento das atividades para o verão 2018/2019

Uma das novidades será o número de tendas: a quantidade passará de 6 para 12

6/12/2018

Foto Indisponivel

O lançamento das atividades programadas para o verão 2018-2019 em Praia Grande foi realizado na noite desta quarta-feira (05). Shows, atrações esportivas, infraestrutura e o esquema de segurança foram os destaques do encontro, que contou com a presença de representantes de diversas secretarias, vereadores, empresários da região e imprensa.

“Praia Grande deve fazer mais um verão ser inesquecível aos moradores e turistas da Cidade”. A fala do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, vai ao encontro daquilo que está sendo preparado pela Municipalidade para esta temporada.

Dentre as novidades apresentadas, a principal está no aumento no número das arenas do projeto Estação Verão: a quantidade dobrará em relação ao ano passado (de 06 para 12 pontos na praia). As atividades físicas e esportivas oferecidas à população gratuitamente começam no dia 22 de dezembro e seguirão até o final do Carnaval.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, o aumento da quantidade de arenas deve-se à grande procura do público. “Nós tivemos cerca de 1,2 milhão de pessoas participando das mais diversas atividades proporcionadas e esperamos que esse número cresça, mas sem perder a qualidade do serviço ofertado. Manteremos essa parceria importantíssima com a Secretaria de Esportes e Lazer para podermos levar entretenimento e diversão à população”.

Continuando com a estratégia de sucesso da última edição, as arenas funcionarão de quarta a domingo, além das atrações musicais de diferentes estilos da região encerrarem as noites de sextas, sábados e domingos. Neste ano, os espaços contarão ainda com restaurantes e banheiros disponíveis.

Segundo o responsável pela Secretaria de Esporte e Lazer, José Carlos de Souza, as atividades de zumba, alongamento, futevôlei e tantas outras continuam na relação de atividades oferecidas. “Vamos preparar novidades. Algumas modalidades que são referências aqui da nossa Região, como o beach tênis, contarão com aulas específicas para que os turistas possam curtir e conhecer este esporte”, disse.

Locais das arenas - As 12 arenas de verão ficarão espalhadas pelos bairros do Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Maracanã, Caiçara e Real. Segundo Dinho, a escolha seguiu critérios populacionais e de demanda, levando em consideração também a última temporada de verão.

“Conseguimos colocar as tendas próximas de áreas de grande movimento na Cidade. A Avenida dos Sindicatos, por exemplo, foi um dos locais escolhidos por conseguirmos movimentar o comércio local aproveitando-se da demanda que a rede hoteleira tem nesse período do ano”, afirma o secretário.

Confira a relação de arenas para a temporada de verão:
1 - Canto do Forte (Rua Xixová)
2 – Boqueirão (Rua Paris)
3 – Guilhermina (Avenida Guilhermina)
4 – Aviação (Rua Nicarágua)
5 – Aviação (Rua São Pedro)
6 – Tupi (Rua Potiguares)
7 – Tupi (Rua Martins Fontes/Ernesto Vergara)
8 – Ocian (Rua José de Alencar)
9 – Ocian (Avenida dos Sindicatos)
10 – Maracanã (Rua João André Quintale)
11- Caiçara (Avenida Nossa Senhora de Fátima)
12 – Flórida (Rua Íris)

Árvores de Natal - Praia Grande terá três árvores de iluminação em LED em pontos diferentes da Cidade: em frente ao Palácio das Artes fica a árvore de aproximadamente 28 metros de altura (Av. Pres. Costa e Silva, 1.600); outra na orla da praia do Boqueirão, de 10 metros (Av. Costa e Silva com a Avenida Presidente Castelo Branco) e a última em frente ao Paço Municipal, no Bairro Mirim, também com 10 metros. O acendimento acontece nesta sexta (07), às 20 horas.

Ônibus decorados - Na noite de quarta-feira (5) cinco ônibus do transporte municipal decorados com centenas de lâmpadas de LED começaram a percorrer diversas linhas da Cidade. A intenção é que os veículos circulem até o final de janeiro. E para oportunizar que todos possam viajar pelos veículos iluminados, nesta sexta-feira (7), às 20h30, a Secretaria de Transportes (Setransp) vai disponibilizar um passeio gratuito por vias do Bairro Canto do Forte e Boqueirão. As vagas são limitadas.

Para participar do passeio, não é necessária inscrição prévia, porém 100 lugares estarão disponíveis. Os ônibus partirão em comboio do Palácio das Artes, no Bairro Boqueirão, onde na ocasião será acesa a árvore de Natal que está sendo instalada em frente ao local, passarão pela Rotatória A Tribuna, seguirão pela Avenida Marechal Mallet, no Bairro Canto do Forte, em frente à Fortaleza de Itaipu, retornando para o Palácio das Artes.

As linhas inicialmente atendidas pelos ônibus natalinos serão 94 BF, 11 PR, 13 TR, 17 SA e linha 33 MA. Serão um micro e quatro ônibus convencionais iluminados. A ação é realizada pela concessionária Viação Piracicabana, em parceria com a Setransp.

Natal Encantado – No dia 14 de dezembro, a partir das 18h30, o Coral de Natal e o Papai Noel farão a festa de adultos e crianças na Avenida Presidente Costa e Silva (altura da Rua Dourados), no Boqueirão. A programação, que tradicionalmente acontecia de forma integral no Palácio das Artes, mudou de local para melhor atender ao público, principalmente levando em consideração a segurança do público.

O Bom Velhinho fará ainda um passeio pela Cidade em um estiloso e antigo calhambeque. O trajeto está definido com saída do PDA às 19 horas, seguindo pela Avenida Presidente Kennedy até a rotatória do bairro Aviação, retornando pela orla da Praia (Avenida Presidente Castelo Branco) até o local do evento.

Além da grande festa na Av. Costa e Silva, que contará com uma banda para animar a noite (Projeto Sexta Musical), a Prefeitura de Praia Grande apresenta também o espetáculo infantil ‘O Natal dos Bichos’ no Teatro Serafim Gonzalez (Palácio das Artes) em duas sessões (dias 14 e 15 de dezembro), com entrada gratuita.

Confira a programação do Natal Encantado 2018:
Boqueirão (Av. Costa e Silva)
Dia 14/12
18h30 - Presépio Vivo: Intervenção do Grupo Corpo Híbrido
19h30 - Coral de Natal
20h30 - Chegada do Papai Noel
21h – Sexta Musical

Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1.600)
Dias 14/12 e 15/12
17 horas: O Natal dos Bichos (Infantil)

Entrada gratuita (distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo)

Estação Verão Show - O início do Estação Verão Show está programado para acontecer a partir do dia 15 de dezembro. Artistas renomados da música nacional estarão no Kartódromo Municipal para mais um ano de muitos shows programados e diversão. Em dezembro, as atividades começam com as duplas Jorge & Mateus (15) e Henrique & Juliano (28) e seguem por todo o mês de janeiro.

Os preços dos ingressos variam de R$20 a R$120. Os ingressos estão à venda pelo site www.guicheweb.com.br, somados a três shows gratuitos nos bairros do Caiçara, Samambaia e Quietude.

Veja abaixo a relação definida de shows do Estação Verão:
15/12 – Jorge & Mateus (sábado)
28/12 – Henrique & Juliano (sexta)
04/01 - Zé Neto & Cristiano (sexta)
05/01 – Pitty + Jota Quest (sábado)
10/01 - Maneva (Gratuito - Espaço MultiUso Caiçara )
11/01 – Simone & Simaria (sexta)
12/01 – Gusttavo Lima (sábado)
17/01 - Fundo de Quintal (Gratuito - Espaço MultiUso Samambaia)
18/01 – Anitta (sexta)
19/01 – Leonardo + Naiara Azevedo (sábado)
25/01 – Marília Mendonça (sexta)
26/01 – Claudia Leitte (sábado)
27/01 - Raimundos (Gratuito - Espaço MultiUso Quietude)
O Kartódromo Municipal fica localizado ao lado do Terminal de Tude Bastos, no bairro Sítio do Campo.

Réveillon - Com 22 minutos de duração, o show pirotécnico de Réveillon em Praia Grande deve ser o mais longo da região. O Município terá quatro pontos de queima de fogos. Forte, Tupi, Caiçara e Flórida foram os bairros escolhidos para serem montadas as estruturas na faixa de areia e isoladas de acordo com as normas de segurança.

Encontro de Carros Antigos – Realizando sua segunda edição, o Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, no bairro Quietude, ficará tomado pelos amantes das quatro rodas. O Encontro Anual de Carros Antigos acontece nos dias 02 e 03 de fevereiro e promete uma grande festa para moradores e turistas.

Banheiros químicos – Após realizar um projeto piloto de instalar 75 banheiros químicos em 25 pontos da orla (um masculino, um feminino e um para pessoas com deficiência) em novembro, Praia Grande manterá as unidades durante a alta temporada de verão.

Segurança - Um total de 520 policiais militares, rodoviários, bombeiros e policiais civis reforçarão a segurança de Praia Grande durante a temporada. A Operação verão acontece de 19 de dezembro a 8 de fevereiro e terá ainda a participação da ROTA e do BAEP aos finais de semana. O esquema terá ainda a atuação do Radiopatrulhamento Aéreo com um total de três aeronaves patrulhando praias e rodovias.

Por parte da Administração Municipal, a Guarda Civil Municipal (GCM) manterá todo seu efetivo em escala extra de serviço, suspendendo férias e afastamentos até o final da temporada. Os guardas prestarão total apoio à Polícia Militar, realizando patrulhamentos a pé e com viaturas, bicicleta e motos em pontos estratégicos, além dos carros elétricos, quadriciclo e duas bases móveis que poderão ser direcionadas conforme a demanda.

Outra importante ferramenta disponibilizada pela Prefeitura são as mais de 2 mil câmeras de videomonitoramento que compõem o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) para auxiliar nos trabalhos de patrulhamento ostensivo e preventivo tanto da GCM quanto das polícias Civil e Militar.

Ações - A Prefeitura de Praia Grande estruturou ações nas áreas da gestão da orla, trânsito e limpeza urbana que serão colocadas em prática ao longo de toda a temporada de verão. A meta desses esquemas especiais é beneficiar munícipes e turistas ao longo deste período em que a Cidade recebe um grande número de visitantes.

Trânsito:
- Intensificação das ações de fiscalização e orientações viárias junto a moradores e turistas.
- Realização de travessias seguras em locais de grande fluxo de pedestres e veículos.
- Apoio em operações especiais na alta temporada.
- Quadro de funcionários completo, com folgas e férias de servidores remanejadas.

Limpeza Urbana:
- Intensificação dos trabalhos de manutenção e limpeza em toda Cidade, especialmente em pontos turísticos, como a orla da praia, praças e parques.
-O serviço na orla contará com ampliação no número de funcionários e maquinário.
- Colocação de novas caçambas para descarte de lixo no trecho da orla.
- A partir de 15 de dezembro, será realizada diariamente o serviço no período noturno, a partir das 20 horas, envolvendo cerca de 400 funcionários.

Gestão da orla:
- Manter o ordenamento das praias.
- Intensificação da fiscalização, principalmente para evitar o comércio clandestino.
- Intensificação da fiscalização quanto ao cumprimento da legislação.
- Realização das campanhas: Praia Limpa da Pé, Verão no Clima e Onda Limpa.