Conselho Municipal do Idoso realiza última reunião do ano

Conselheiros discutiram as visitas nas ILPI’s da Cidade

19/12/2018

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou nessa última terça-feira (18) sua reunião mensal, e o os conselheiros mostraram relatórios e debateram as visitas às cinco Instituições de Longa Permanência para idoso (ILPI) que, segundo as definições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, são locais destinados à moradia, permanente ou temporária, para pessoas com 60 anos ou mais. São instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de idosos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania.

Atualmente, Praia Grande conta com 18 casas de repouso inscritas no CMI. O Conselho tem um papel importante na fiscalização e acompanhamento dessas locais. “Nesses espaços os pacientes têm a sua disposição bons serviços e profissionais que auxiliam em sua estadia. O papel do conselho é fiscalizar se existe alguma irregularidade no atendimento prestado aos idosos que ali residem”, disse a presidente do CMI, Maria Aparecida de Freitas Ferreira.

Atendimento - A Casa dos Conselhos está instalada dentro do Vivência Tupi, onde também funcionam a Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), o Programa SuperEscola e o Programa Conviver. O local tem o objetivo de integrar diversos públicos e promover a cidadania entre os moradores de diferentes faixas etárias. A Casa dos Conselhos fica na Rua Xavantes, n° 51, Bairro Tupi, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30.