Trio que clonava cartões de banco é preso graças ao “cerco eletrônico” de PG

Alerta foi disparado assim que o carro usado pelos criminosos entrou na Cidade

26/12/2018

Foto Indisponivel

Três homens foram presos acusados de fazerem parte de uma quadrilha que clonava cartões bancários utilizando-se de dispositivos conhecidos como “chupa-cabras”. A prisão foi possível graças ao sistema de câmeras implantado em Praia Grande, o chamado cerco eletrônico, capaz de identificar cada veículo que acessa a Cidade.

O veículo Fiesta de cor vermelha entrou em Praia Grande na noite de sexta-feira (21) e, imediatamente, foi identificado pelas câmeras OCR (reconhecimento ótico de caracteres), sendo disparado um alerta no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).

Os operadores das câmeras passaram a fazer o acompanhamento do veículo, que se deslocou diretamente às proximidades do Paço Municipal. Após estacionar o carro na Rua Osmar Antoniolli, dois suspeitos seguiram a pé até uma das agências bancárias localizadas no estacionamento da prefeitura enquanto o outro ficou no carro, atuando da mesma forma que em furtos anteriores no mesmo local.

Diante da semelhança no “modus operandi”, os operadores do Cicoe suspeitaram da situação e continuaram acompanhando a ação, acionando viaturas de apoio enquanto guardas que estavam de plantão se dirigiram à agência surpreendendo os dois homens, que já estavam deixando o local.

Nesse meio tempo, uma viatura da PM abordou o terceiro homem que estava no carro aguardando os comparsas. No veículo foram encontradas ferramentas utilizadas nos furtos, além de diversos cartões bancários e envelopes lacrados sem dinheiro. A suspeita é de que os envelopes eram depositados em contas diversas como parte do golpe.

Após pesquisa dos antecedentes criminais dos suspeitos, foi constatado ainda que um deles era procurado da Justiça justamente por furto a caixas eletrônicos. O trio foi encaminhado à Delegacia-sede.

Investimentos - A implantação do chamado “cerco eletrônico” continua em expansão. Para se ter uma ideia, em janeiro de 2018 eram apenas 20 câmeras do tipo OCR. Em dezembro, o número já chegava a 106. E logo nos primeiros meses de 2019 mais 64 pontos contarão com a ferramenta, totalizando 170 pontos.

As câmeras de OCR têm uma tecnologia capaz de identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados. Dessa forma, assim que o crime é comunicado à Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal (GCM) já é possível realizar as buscas pelos pontos “cercados”, antes mesmo da elaboração de Boletim de Ocorrência.

Levantamento da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), aponta uma redução de mais de 60% no número de roubos de veículos no entre janeiro e dezembro.