Obras da Área de Eventos do Guilhermina estão sendo finalizadas

Nova estrutura faz parte do projeto de revitalização da Praça Portugal

26/12/2018

Foto Indisponivel

As obras da nova área para realização de eventos do Bairro Guilhermina estão em sua etapa final de construção. A nova estrutura, que tem 1.860 m² de área coberta (20m x 93m), faz parte do projeto de revitalização da Praça Portugal e está sendo construída no calçadão da orla. Atualmente estão sendo realizados os serviços de instalação da rede elétrica, o sistema de iluminação e colocação do piso, que será em porcelanato técnico antiderrapante, padrão deck de madeira. O investimento total é de cerca de R$ 8,5 milhões, sendo que parte dos recursos foram obtidos junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). A obra deve ser finalizada em janeiro.

“É um espaço moderno, onde funcionará a Feira de Artesanato e alimentação, que ganhará, assim, um local especialmente preparado para recebê-la. No entanto, não será restrito às atividades comerciais dos artesãos. Quando a feira não estiver em atividade será um espaço de múltiplo uso para a prática de atividades físicas e convivência familiar”, explicou a titular da Secretaria de obras Públicas (Seop), Eloisa Ojea.

Para a instalação da nova estrutura, todo o entorno foi readequado e o calçadão ganhou maior largura. A galeria do canal São Salvador foi ampliada e a Avenida Castelo Branco tem novo trajeto e sistema de drenagem no trecho da obra. A nova estrutura foi construída em concreto e ganhou cobertura de policarbonato. No centro da construção ficará um “lounge”, um espaço com mesas e cadeiras onde funcionará a área de alimentação e onde os frequentadores poderão se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e/ou desfrutar dos produtos comercializados.

No entorno da obra, cerca de 5 mil metros do calçadão foram remodelados, com a redistribuição de floreiras e bancos. Os serviços de recomposição do piso e da ciclovia seguiram o padrão já estabelecido, utilizando respectivamente o mosaico português, pavimentação e pintura especial na cor vermelha (a tinta utilizada para delimitar a ciclovia é do tipo emborrachada e antiderrapante). Novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança complementam as ações que propiciam, além do conforto, mais segurança no local.

Canal São Salvador - O sistema de drenagem local, já finalizado, recebeu atenção especial: nas novas linhas foram utilizados tubos de 400 e 600 mm, aumentando a capacidade de captação das águas pluviais. Já os trabalhos no canal São Salvador ampliaram sua capacidade de captação, com a instalação de aduelas de concreto. O trecho recebe todo volume de águas pluviais nesta bacia. "Com estas obras ampliou-se a capacidade de captação, minimizando assim a possibilidade de ocorrência de pontos de alagamento não só na avenida, como em todo entorno", disse a titular da Seop.

As pistas de rolamento da Avenida Pres. Castelo Branco ganharam novo delineamento e pavimentação, no trecho que vai da Praça Lions até altura da Rua São Salvador, contando ainda com bolsões de estacionamento. E seguindo o padrão já estabelecido nas obras que a Administração Municipal realiza, todas as calçadas estão recebendo, além do piso em mosaico português, equipamentos visando maior acessibilidade, seguindo as determinações indicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira (NBR) 9050. Além das rampas de acesso para pessoas com deficiência, será colocado piso podotátil (para deficientes visuais) ao longo de todo o trecho reestruturado.

"Somadas as ações de sinalização horizontal e vertical que foram executadas ao longo de toda a área, quando finalizados todos os trabalhos de reestruturação do paisagismo e restauro dos pisos, comerciantes, moradores e turistas contarão com um local moderno, que oferecerá maior acessibilidade, segurança e conforto para os pedestres, ciclistas e motoristas, facilitando o trânsito e reduzindo a possibilidade de acidentes”, finalizou Eloisa.